Durante uma conferência do grupo British Business,
que reúne executivos do mundo todo, Sir
Jonathan Ive declarou que a Apple está mais comprometida em “criar grandes
produtos” do que em ganhar dinheiro.
“Nossa meta não é ganhar dinheiro. Isso pode soar
petulante, mas é verdade”, disse o chefe de design da empresa. “Nossa meta, e
aquilo que nos empolga, é criar grandes produtos. Nós acreditamos que, se
tivermos sucesso, as pessoas vão gostar deles, e se formos competentes nas
nossas operações, teremos lucro, mas nossa meta é muito clara”.
Levando em conta que o valor estimado da Apple
ultrapassa $550 bilhões (mais de 1 trilhão de reais) e que, atualmente, a
empresa está movendo um processo bilionário contra a Samsung, as declarações de
Sir Ive devem gerar polêmica.
Crise e
foco
Durante sua fala, ele relembrou a época em que
entrou para a Apple, em 1992. Era um momento de crise e, segundo ele, de grande
aprendizado. “A Apple estava muito perto da falência e da irrelevância, [mas]
você aprende muito sobre a vida por meio da morte”, disse.
“Você pensaria que, quando o que há entre você e a
falência é dinheiro, seu foco seria ganhar mais dinheiro, mas essa não era a
preocupação [de Steve Jobs]“. De acordo com Ive, Jobs concluiu que os produtos
da empresa não eram “bons o suficiente”, e que mudar esse quadro poderia evitar
o fim da empresa.
Esse alto nível de exigência, curiosamente, quase
evitou que o iPhone, um dos produtos mais vendidos da Apple, fosse às lojas. Um
dos principais problemas do aparelho era que os usuários poderiam ativar
acidentalmente a tela de toque com a orelha enquanto atendiam a uma ligação.
Corrigir esta e outras falhas exigiu meses de testes e estudos.
Ive aproveitou para criticar a ideia de que
realizar pesquisa de mercado é a chave para o sucesso. “Não fazemos pesquisa de
mercado. Não focamos, absolutamente, em grupos. Isso seria uma negação de
responsabilidade por parte do designer, e uma busca por política de seguros no
caso de algo dar errado”.[The Telegraph]
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