quinta-feira, 26 de novembro de 2009

História de Angola. A independência de Angola não foi o início da paz, mas o início de uma nova guerra aberta.


Na sequência do derrube da ditadura em Portugal (25 de abril de 1974), abriram-se perspectivas imediatas para a independência de Angola. O novo governo revolucionário português abriu negociações com os três principais movimentos de libertação (MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola, FNLA – Frente Nacional de Libertação de Angola e UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola), o período de transição e o processo de implantação de um regime democrático em Angola (Acordos de Alvor, Janeiro de 1975).

Fonte: pt.wikipedia.org

A independência de Angola não foi o início da paz, mas o início de uma nova guerra aberta. Muito antes do Dia da Independência, a 11 de Novembro de 1975, já os três três grupos nacionalistas que tinham combatido o colonialismo português lutavam entre si pelo controlo do país, e em particular da capital, Luanda. Cada um deles era na altura apoiado por potências estrangeiras, dando ao conflito uma dimensão internacional.

A União Soviética e principalmente Cuba apoiavam o MPLA, que controlava a cidade de Luanda e algumas outras regiões da costa, nomeadamente o Lobito e Benguela. Os cubanos não tardaram a desembarcar em Angola (5 de outubro de 1975). A África do Sul apoiava a UNITA e invadiu Angola (9 de Agosto de 1975). O Zaire, que apoiava a FNLA, invadiu também este país, em Julho de 1975. A FNLA contava também com o apoio da China, mercenários portugueses e ingleses mas também com o apoio da África do Sul.

Os EUA, que apoiaram inicialmente apenas a FNLA, não tardaram a ajudar também a UNITA. Neste caso, o apoio manteve-se até 1993. A sua estratégia foi durante muito tempo dividir Angola.

Em Outubro de 1975, o transporte aéreo de quantidades enormes de armas e soldados cubanos, organizado pelos soviéticos, mudou a situação, favorecendo o MPLA. As tropas sul-africanas e zairenses retiraram-se e o MPLA conseguiu formar um governo socialista unipartidário.

O Brasil rapidamente estabeleceu relações diplomáticas com a nova República que se instalara. Fez isso antes mesmo de qualquer país do bloco comunista. Nenhum país ocidental ou mesmo africano seguiu o seu exemplo. A decisão de reconhecer como legítimo o governo de Agostinho Neto foi tomada pelo então presidente Ernesto Geisel ainda em 6 de novembro, antes da data oficial de Independência de Angola.

Já em 1976, as Nações Unidas reconheciam o governo do MPLA como o legítimo representante de Angola, o que não foi seguido nem pelos EUA, nem pela África do Sul.

No meio do caos que Angola se havia tornado, cerca de 300 mil portugueses abandonaram este país entre 1974 e 1976, o que agravou de forma dramática a situação económica.

Em Maio de 1977, um grupo do MPLA encabeçado por Nito Alves, desencadeou um golpe de Estado, que foi afogado num banho de sangue. No final deste ano, o MPLA realizou o seu 1º Congresso, onde se proclamou como sendo um partido marxista-leninista, adoptando o nome de MPLA-Partido do Trabalho.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

História de Angola. E o fim do tráfico de escravos (1836-42), mas não da escravatura.




A colonização efectiva do interior só se inicia no século XIX, após a independência do Brasil (1822) e o fim do tráfico de escravos (1836-42), mas não da escravatura. Esta ocupação trata-se de uma resposta às pretensões de outras potências europeias, como a Inglaterra, a Alemanha e a França, que reclamavam na altura o seu quinhão em África. Diversos tratados são firmados estabelecendo os territórios que a cada uma cabem, de acordo com o seu poder e habilidade negocial.

Fonte: pt.wikipedia.org

Uma boa parte destes colonos são presos deportados de Portugal, como o célebre Zé do Telhado. Paralelamente são feitas diversas viagens com objectivos políticos e científicos para o interior do território angolano, tais como: José Rodrigues Graça (1843-1848) - Malanje e Bié; José Brochado - Huambo, Mulando, Cuanhama; Silva Porto - Bié.

Devido à ausência de vias de comunicação terrestes, as campanhas de ocupação do interior são feitas através dos cursos fluviais: Bacia do Cuango (1862), Bacia do Cuanza (1895, 1905 e 1908); Bacia do Cubango (1886-1889, 1902 e 1906); Bacia do Cunene (1906-1907); Bacia do Alto Zambeze (1895-1896); Entre Zeusa e Dande (1872-1907), etc.

As fronteiras de Angola só são definidas em finais do século XIX, sendo a sua extensão muitíssimo maior do que a do território dos ambundos, a cuja língua o termo Angola anda associado.
1900-1960

A colonização de Angola, após a implantação de um regime republicano em Portugal (1910), entra numa nova fase. Os republicanos haviam criticado duramente os governos monárquicos por terem abandonado as colónias. O aspecto mais relevante da sua ação circunscreveu-se à criação de escolas. No plano económico, inicia-se a exploração intensiva de diamantes. A Diamang (Companhia dos Diamantes de Angola) é fundada em 1921, embora operasse desde 1916 na região de Luanda.

O desenvolvimento económico só se inicia de forma sistemática, em finais da década de 1930, quando se incrementa a produção de café, sisal, cana do açúcar, milho e outros produtos. Tratam-se de produtos destinados à exportação.

A exportação da cana do açúcar, em 1914, pouco ultrapassava as 6.749 toneladas. Em 1940 atingia já as 39.433 toneladas exportadas. As fazendas e a indústria concentraram-se à volta das cidades de Luanda e de Benguela.

A exportação de sisal desenvolve-se durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em 1920, foram exportadas pouco mais que que 62 toneladas , mas em 1941 atingia-se já as 3.888. Dois anos depois, 12.731 toneladas. Em 1973 situavam-se nas 53.499. Estas plantações situavam-se no planalto do Huambo, do Cubal para Leste, nas margens da linha férrea do Dilolo, Bocoio, Balumbo, Luimbale, Lepi, Sambo, mas também no Cuanza norte e Malange.

A exportação de café logo a seguir à segunda guerra mundial, abriu um novo ciclo económico em Angola, que se prolonga até 1972, quando a exploração petrolífera em Cabinda começar a dar os seus resultados. A subida da cotação do café no mercado mundial, a partir de 1950, contribuiu decisivamente para o aumento vertiginoso desta produção. Em 1900, as exportações pouco ultrapassaram as 5.800 toneladas. Em 1930 atingiam as 14.851.Em 1943 subiam para 18.838. A partir daqui o crescimento foi vertiginoso. Em 1968 forma exportadas 182.954 e quatro anos depois, 218.681 toneladas.

Para além destes produtos, desenvolve-se a exploração dos minérios de ferro. Em 1957 funda-se a Companhia Mineira do Lobito, que explorava as minas de Jamba, Cassinga e Txamutete. Exploração que cedeu depois à alemã Krupp.

O desenvolvimento destas explorações, foi acompanhado por vagas de imigrantes incentivados e apoiados muitas vezes pelo próprio Estado. Entre 1941 e 1950, saíram de Portugal cerca de 110 mil imigrantes com destino às colónias, a maioria fixou-se em Angola. O fluxo imigratório prosseguiu nos anos 50 e 60.

Na década de 1940, a questão da descolonização das colónias africanas emerge no plano internacional e torna-se uma questão incontornável. Em 1956 é publicado o primeiro manifesto do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
1961-1974

No princípio dos anos 60, três movimentos de libertação (UPA/FNLA, MPLA e UNITA) desencadearam uma luta armada contra o colonialismo português.

O governo de Portugal (uma ditadura desde 1926), recusou-se a dialogar e prosseguiu na defesa até ao limite do último grande império colonial europeu. Para África foram mobilizados centenas de milhares de soldados. Enquanto durou o conflito armado, Portugal procurou consolidar a sua presença em Angola, promovendo a realização de importantes obras públicas. A produção industrial e agrícola conheceram neste território um desenvolvimento impressionante. A exploração do petróleo de Cabinda iniciou-se em 1968, representando em 1973 cerca de 30% das receitas das exportações desta colónia. Entre 1960 e 1973 a taxa de crescimento do PIB (produto Interno Bruto) de Angola foi de 7% ao ano.
Independência e Guerra Civil

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

História de Angola. Angola funciona como um reservatório de escravos


As guerras entre estes povos eram frequentes. Os migrantes mais tardios eram obrigados a combater os que se estavam estabelecidos para lhes conquistar terras.

Fonte: pt.wikipedia.org

Para se defenderem, os povos construíam muralhas em volta das sanzalas. Por isso, há em Angola muitas ruínas de antigas muralhas de pedra. Essas muralhas são mais abundantes no planalto do Bié e no planalto da Huíla, onde se encontram, também, túmulos de pedra e galerias de exploração de minério, testemunhos de civilizações mais avançadas do que geralmente se supõe.

A Chegada dos Portugueses
Os portugueses, sob o comando de Diogo Cão, no reinado de D. João II, chegam ao Zaire em 1484. É a partir daqui que se iniciará a conquista pelos portugueses desta região de África, incluindo Angola. O primeiro passo foi estabelecer uma aliança com o Reino do Congo, que dominava toda a região. A sul deste reino existiam dois outros, o de Ndongo e o de Matamba, os quais não tardam a fundir-se, para dar origem ao reino de Angola (c. 1559).

Dona Ana de Sousa
Explorando as rivalidades e conflitos entre estes reinos, na segunda metade do século XVI os portugueses instalam-se na região de Angola. O primeiro governador de Angola, Paulo Dias de Novais, procura delimitar este vasto território e explorar os seus recursos naturais, em particular os escravos. A penetração para o interior é muito limitada. Em 1576 fundam São Paulo da Assunção de Luanda, a actual cidade de Luanda. Angola transforma-se rapidamente no principal mercado abastecedor de escravos das plantações da cana-de-açúcar do Brasil.


Brasão de Angola enquanto colónia

Durante a ocupação filipina de Portugal (1580-1640), os holandeses procuram desapossar os portugueses desta região, ocupando grande parte do litoral (Benguela, Santo António do Zaire, as barras do Bengo e do Cuanza). Em 1648 os portugueses expulsam os holandeses, para contentamento dos colonos do Brasil.
Reconquista de Angola

Até finais do século XVIII, Angola funciona como um reservatório de escravos para as plantações e minas do Brasil. A ocupação dos portugueses não vai muito mais além das fortalezas da costa.

Imagem: Ilustração da rainha Nzinga em negociações de Paz com o governador português em Luanda em 1657.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

História de Angola. Os nhanecas (nyanekas ou vanyanekas) entraram pelo sul de Angola



A história de Angola encontra-se documentada do ponto de vista arqueológico desde o Paleolítico. Este país da África Austral foi uma colónia portuguesa até 11 de Novembro de 1975, quando acedeu à independência na sequência duma guerra de libertação.
Pré-História e Proto-História

Fonte: pt.wikipedia.org

Na Lunda, no Zaire e no Cuangar foram encontrados instrumentos de pedra e outros, dos homens do Paleolítico. No Deserto do Namibe forem encontradas gravuras rupestres nas rochas. Trata-se das gravuras do Tchitundu-Hulo atribuídas aos antepassados dos khoisan.


Expansão bantu

Nos primeiros 500 anos da era actual, os povos bantu da África Central, que já dominaram a siderurgia do ferro, iniciaram uma série de migrações para leste e para sul, a que se chamou a expansão bantu.

Um desses povos veio-se aproximando do Rio Congo (ou Zaire), acabando por atravessá-lo já no século XIII e instalar-se no actual Nordeste de Angola. Era o povo quicongo (ou kikongo).

Outra migração fixou-se inicialmente na região dos Grandes Lagos Africanos e, no século XVII, deslocou-se para oeste, atravessando o Alto Zambeze até ao Cunene: era o grupo ngangela.

No ano de 1568, entrava um novo grupo pelo norte, os jagas, que combateram os quicongos que os empurraram para sul, para a região de Kassanje.

No século XVI ou mesmo antes, os nhanecas (nyanekas ou vanyanekas) entraram pelo sul de Angola, atravessaram o Cunene e instalaram-se no planalto da Huíla.

No mesmo século XVI, um outro povo abandonava a sua terra na região dos Grandes Lagos, no centro de África, e veio também para as terras angolanas. Eram os hereros (ou ovahelelos), um povo de pastores. Os hereros entraram pelo extremo leste de Angola, atravessaram o planalto do Bié e depois foram-se instalar entre o Deserto do Namibe e a Serra da Chela, no sudoeste angolano.

Já no século XVIII, entraram os ovambos (ou ambós), grandes técnicos na arte de trabalhar o ferro, deixaram a sua região de origem no baixo Cubango e vieram estabelecer-se entre o alto Cubango e o Cunene.

No mesmo século, os quiocos (ou kyokos) abandonaram o Catanga e atravessaram o rio Cassai. Instalaram-se inicialmente na Lunda, no nordeste de Angola, migrando depois para sul.

Finalmente, já no século XIX apareceu o último povo que veio instalar-se em Angola: os cuangares (ou ovakwangali). Estes vieram do Orange, na África do Sul, em 1840, chefiados por Sebituane, e foram-se instalar primeiro no Alto Zambeze. Então chamavam-se macocolos. Do Alto Zambeze alguns passaram para o Cuangar no extremo sudoeste angolano, onde estão hoje, entre os rios Cubango e Cuando.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Quem é Jorge Valentim:


Saiu de Angola pela UPA de que foi membro. Foi pelas suas mãos que muitos jovens angolanos eram recebidos nos EUA e com direito a bolsa de estudos disponibilizadas ao movimento de Holden Roberto.

CLUB-K.NET

Jorge Alicerces Valentim estudou ciências políticas na Suíça e na altura já era conhecido por dirigir um boletim informativo que combatia um outro estudante, de nome, Jonas Savimbi.

Mais tarde, aderiu a UNITA a convite de Jonas Savimbi que acabou por lhe fazer delegado do “Galo Negro” no Lobito. Nos desentendimentos entre os três movimentos muitos famílias na província o responsabilizaram pelo desaparecimento físico de jovens em tenra idade. Em Fevereiro de 1976 fugiu do Lobito rumo ao interior (matas). Veio a se saber que estava foragido numa coluna de 50 soldados comandada pelo major Bandeira que em Agosto do mesmo ano se juntaram a coluna de Savimbi.

Na Jamba, alguns dos familiares das vitimas dos seus excessos no Lobito demonstraram reservas contra si. Num dos congressos nas matas, o Presidente da UNITA, Jonas Savimbi, ficou do seu lado quando os congressistas pediam o seu fuzilamento.

A posição de mais destaque que ocupou na guerrilha foi a de Secretario para informação. Era de facto um quadro de peso e de alta confiança. Um primo seu, Mango Alicerces chegou a Secretario Geral do partido.

Nas véspera do 3 de Agosto era a figura chamada a exaltar Jonas Savimbi que nesta data não discursava sob pretexto de o que “o bebe não fala”. Valentim conduziu delegações ao exterior (Entendimentos em Gbadolite, vendas de diamantes em Antuérpia) e esteve também em Lusaka. Desentendeu se com Savimbi e em Luanda ajudou a formar a UNITA Renovada.

Após a reunificação da UNITA, na seqüência da morte de Savimbi, Jorge Valentim, estava a transformar se em “agente duplo”. Sectores do regime disponibilizavam lhe, espaço de antena em radio para fazer acusações contra Isaias Samakuva. Ao mesmo tempo considerava inaceitável que quadros da sua dimensão não tinha sido acomodados pelo partido. Acabou por ser expulso e juntou se ao MPLA liderando o virtual “comitê de especialidade dos oportunistas”.

Esteve recentemente em Benguela, acompanhado do elenco presidencial, a quando a inauguração da ponte da Catumbela.

A estabilidade financeira que lhe permite apostar em projectos milionários como hotéis advêm do “mercenárismo político” que se sujeitou na campanha do MPLA [nas eleições legislativas]. De acordo com informações qualificadas, Jorge Valentim foi proposto a ajudar a campanha, nas zunas rurais, da província, onde se discursou em umbundo. Em troca terá recebido cerca de 8 milhões de dólares americanos. Por imposição do mesmo, solicitou que o dinheiro fosse depositado no exterior do país, através da conta bancaria de uma filha a residir no estrangeiro. Logo que teve, a confirmação da transação monetária deslocou-se ao Lobito e fez uma declaração de apoio ao MPLA. Foi lhe dispensado um aparato de jornalistas para cobertura do trabalho.

Imagem: Angola em fotos

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem é Quem: Ana Paula dos Santos


Terça, 27 Outubro 2009 15:26

Luanda – Ana Paula Cristóvão Lemos dos Santos: Nasceu em Luanda a 17 de Outubro de 1963, tendo feito os seus estudos primários e secundários em escolas da capital. Cedo se sentiu atraída pela abertura ao mundo proporcionada pela navegação aérea, tendo sido assistente de bordo das Linhas Aéreas de Angola durante dez anos.

Fonte: Assessoria Presidencial CLUB-K.NET

Envolvida na solução dos problemas das populações deslocadas

Em simultâneo tirou o curso médio de Pedagogia, na especialidade de História e Geografia. Concluiu mais tarde o Curso Superior de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

Contraiu matrimónio com o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, no dia 17 de Maio de 1991. Do enlace matrimonial nasceram três filhos: Eduane Danilo (nascido a 29/9/1991), Joseana (nascida a 5/4/1995) e Eduardo Breno (nascido a 2/10/1998), incluindo o núcleo familiar mais cinco filhos do lado paterno, anteriores ao casamento.

Na sua condição de Primeira-dama, desde os primeiros momentos decidiu assumir uma postura activa a favor das populações mais desfavorecidas, ao lado do Presidente da República, no cumprimento dos superiores interesses do Estado angolano.

Em 1992, Ana Paula dos Santos participou com mais de 60 esposas de Chefes de Estado e de Governo de África, América, Ásia, Europa e Oceânia na Cimeira sobre a Promoção Económica das Mulheres Rurais, em Genebra/Suíça por iniciativa da Rainha Fabíola da Bélgica e das esposas dos Chefes de Estado e de Governo da Nigéria, Ghana, Colômbia e Egipto, com o apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Eleita membro do Comité Director Internacional, em representação da África Sub-sahariana, juntamente com representantes da Nigéria e do Senegal, participou nas reuniões ordinárias de 1994 em Bruxelas (Bélgica) e de 1996 em Amman (Jordânia).

Em Angola, a Primeira-dama está directamente envolvida na solução dos problemas mais candentes da Nação, com especial destaque para as populações deslocadas em resultado do conflito pós-eleitoral de 1992. São conhecidas as suas iniciativas directas e o apoio que concede a projectos e actividades que respondem às necessidades nacionais da mulher rural e seu desenvolvimento, da saúde materno-infantil, da situação das crianças, em particular das mais vulneráveis (órfãs e abandonadas), da educação das crianças e jovens, da defesa e protecção do ambiente, etc.

Por essa razão se deslocou em 1993 em visita de trabalho aos Estados Unidos da América, com o objectivo de sensibilizar as organizações humanitárias e a Câmara de Comércio dos EUA, e, posteriormente, à República Popular da China, sempre em busca de apoios para minimizar os efeitos da guerra.

Nesse mesmo ano esteve presente no Encontro das Primeiras Damas Africanas, à margem da Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Organização de Unidade Africana (OUA), onde prestou informações sobre a situação das populações angolanas, em especial das mulheres e crianças, e manifestou o seu empenho em lutar pela paz em Angola e em África.

Em Fevereiro de 1997 participou em Washington na Cimeira de Micro-Crédito e assumiu, ao lado de outras esposas de Chefes de Estado e de Governo e de outras personalidades mundiais, o compromisso de contribuir para a erradicação da pobreza no seu país até ao ano 2015.

Várias outras iniciativas de ordem cultural, desportiva e recreativa encontraram sempre o estímulo e o apoio possível da Primeira Dama, que é uma participante activa de várias organizações e instituições nacionais, servindo de incentivo à execução de projectos que têm como objectivo servir a comunidade angolana.

Ana Paula dos Santos é Presidente do Fundo de Solidariedade Social “Lwini”, cuja missão é a angariação de fundos e a execução de projectos de apoio às vítimas civis das minas terrestres e às comunidades rurais, com especial destaque para as mulheres. Neste contexto, assumiu a presidência do Comité Nacional para a Promoção da Mulher Rural, para melhor poder advogar a favor das questões que mais preocupam as mulheres no meio rural.

Pela sua sensibilidade, a Primeira-dama de Angola adora conviver com as crianças e os velhos de terceira idade. Ela é Presidente Honorária de várias organizações filantrópicas, como por exemplo a Associação Mundo do Amor, a Associação de Cegos e Amblíopes de Angola e do Centro de Meninas de Rua. É também Madrinha do Hospital Pediátrico de Luanda, mobilizando apoios para a manutenção do hospital e colaborando na evacuação para o exterior do país de crianças com patologias graves.

Ana Paula dos Santos é ainda Presidente do Comité Miss Angola, que, com o propósito de valorizar a beleza e as qualidades morais e intelectuais da mulher angolana, realizou já dez concursos a nível nacional e tem nove participações a nível internacional, tanto no Concurso de Miss Universo como no de Miss Mundo.

Como Presidente do Conselho Geral do Fundo Lwini promove galas internacionais de angariamento de fundos e torneios de futebol e de basquete, e também Corridas com pessoas portadoras de deficiência, sendo organizada todos os anos a taça Lwini, que este ano será alargada aos países da África Austral.

sábado, 7 de novembro de 2009

Henrique de Paiva Couceiro: Uma Vida de Honra e Glória


Faz hoje 65 anos que morreu uma das figuras maiores da nossa História Contemporânea, o comandante Paiva Couceiro, que entregou a alma ao criador a 11 de Fevereiro de 1944.

http://escavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt/44530.html

Resumir a vida deste militar e governador ultramarino é quase impossível, dada a dimensão da sua vida e o brilho e luminosidade da sua obra modelar. Um exemplo de heroísmo, tenacidade e virtudes cívicas.

Henrique Mitchell de Paiva Cabral Couceiro nasceu em S. Mamede, freguesia da cidade de Lisboa, a 30 de Dezembro de 1861, filho do general José Joaquim de Paiva Cabral Couceiro e de D. Helena Isabel Teresa Armstrong Mitchell.

Casou a 21 de Novembro de 1896, em Lisboa, com D. Júlia Maria do Carmo de Noronha (1873+1941), filha primogénita e herdeira do dr. D. Miguel Aleixo António do Carmo de Noronha (1850+1932), 3.º Conde de Paraty, e de sua mulher D. Isabel de Sousa Mourão e Vasconcelos (1849+1936).

Como militar assentou praça no Regimento de Cavalaria Lanceiros d’El-Rei (1879) e cobriu-se de glória, pela acção notável em Humpata, Angola (1889), na campanha militar de Angola (1889-1891), na campanha de Melilla, no Marrocos espanhol (1893) e nos combates de Marracuene e Magul, Moçambique (1895), em coragem enaltecida.

Foi formado com o Curso de Artilharia da Escola do Exército (1881-1884); alferes (1881); segundo-tenente de Artilharia (1884); primeiro-tenente (1889); comandante de Cavalaria da Humpata, Angola (1889-1891); cavaleiro da Ordem de Torre e Espada (1890); oficial da Ordem de Torre e Espada (1891); Medalha de Prata para distinção ao mérito, filantropia e generosidade (1892); condecorado com a Cruz de 1.ª Classe do Mérito Militar de Espanha (1893); ajudante do comando do Grupo de Baterias de Artilharia a Cavalo (1894); ajudante-de-campo do Comissário Régio de Moçambique (1894-1895); cavaleiro da Real Ordem Militar de S. Bento de Avis (1895); capitão de Artilharia (1895); ajudante-de-campo honorário do Rei Dom Carlos (1895); proclamado «benemérito da Pátria» (1896); comendador da Ordem de Torre e Espada (1896); conselheiro do Conselho de Sua Majestade; condecorado com a Medalha Militar de Ouro do Valor Militar (1896); condecorado com a Medalha Militar de Prata de Comportamento Exemplar; condecorado com a Medalha de Prata da Rainha D. Amélia (1896); deputado da Nação (1906-1907); vogal da Comissão Parlamentar do Ultramar (1906); vogal da Comissão Parlamentar de Administração Pública (1906-1907); vogal da Comissão Parlamentar da Guerra (1906-1907); Governador-Geral de Angola (1907-1909); demitido do Exército (1911); comandante das Incursões Monárquicas de 1911 e 1912; Presidente da Junta Governativa do Reino, na Monarquia do Norte (1919); escritor.

Monárquico convicto, foi anti-republicano de gema e anti-salazarista, sendo perseguido pelo Estado Novo, em atropelo das garantias das liberdades cívicas, tratado como um reles vigarista, esquecida a sua imensa folha de serviços prestados à Pátria.

Ousou afrontar o tirânico Salazar, que, de forma iníqua e arbitrária, o mandou expulsar do País em 1935 e prendê-lo e deportá-lo novamente em 1937, por discordar da política ultramarina do Presidente do Conselho e do Estado Novo.

Numa altura em que Paiva Couceiro tinha já 76 anos de idade foi posto na fronteira sem quaisquer documentos, a sofrer as agruras do exílio! Incomodava sempre porque era um homem de brio, dignidade, de raro carácter, um idealista romântico, audaz e tenaz, em cujas veias latejava um elevado conceito de Honra.

Um homem sincero e notável, acima de tudo um Homem de acção e um Homem da Nação. Não curvava a cabeça alva e digna perante o tirano “Botas”, como paladino da Pátria, eivado de predicados indispensáveis.

Deixou uma impressão indelével nas páginas da nossa História, uma luz que cintilava uma coragem sublimada.

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Henrique_Mitchell_de_Paiva_Couceiro.jpg

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Amazing Grace. História de John Newton, autor de um dos mais famosos hinos da história




Eu costumava pensar que o hino favorito da América, "Amazing Grace", estava um pouco ultrapassado, mas acabei descobrindo a impressionante história do autor, que relato abaixo:

http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/reflexao/2002/10/amazing_grace/amazing_grace.html

Em torno de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios fariam o primeiro percurso de sua viagem da Inglaterra, quase vazios, até que chegassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregariam aos europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre as tribos. Os compradores selecionariam os espécimes mais finos, e os comprariam em troca de armas, munição, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos, então, à bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados abaixo das plataformas para impedir suicídios. Eram colocados de lado a lado, para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente com até 600 "unidades" de carga humana.

Os capitães procuravam fazer uma viagem rápida, esperando preservar ao máximo a sua carga; contudo, a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os doentes eram jogados ao mar. Uma vez que chegavam ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e o melaço, para manufaturar o rum, que os navios carregariam à Inglaterra para o pé final de seu "comércio triangular."

John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século 18. No mar, em uma de suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou. Newton ofereceu sua vida à Cristo, achando que iria morrer. Após ter sobrevivido, ele se converteu e começou a estudar para ser pastor. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 82, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador!"

No túmulo de Newton, lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir."

O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu: Amazing Grace!
Amazing grace, how sweet the sound
That saved a wretch like me,
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.

'Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears relieved.
How precious did that grace appear
The hour I first believed.

Through many dangers, toils and snares,
I have already come.
'Tis grace hath brought me safe thus far,
And grace will lead me home."

Ó Graça surpreendente...
Como é doce o som que salvou
um desaventurado como eu.
Eu estava perdido, mas
agora me achei.
Fui cego, mas agora vejo.

Sua Graça ensinou meu coração temer.
E aliviou os meus medos.
Quão preciosa foi a revelação
no primeiro momento em que eu acreditei.

Através de muitos perigos,
labutas e armadilhas eu já passei,
esta Graça trouxe-me
até aqui.
E a Graça conduzir-me-á
ao meu lar.

Joyful Heart Ministries, Dr. Ralph F. Wilson

I AM...
Eu sou...
By John Newton
I am not what I might be,
Eu não sou o que eu poderia ser,
I am not what I ought to be,
Eu não sou o que eu deveria ser,
I am not what I wish to be,
Eu não sou o que eu gostaria de ser,
I am not what I hope to be,
Eu não sou o que eu pretendo ser,
But I thank God
Mas agradeço à Deus
I am not what I once was,
Que não sou o que uma vez já fui.
And I can say with the great apostle,
E posso dizer
By the grace of God
Com a graça de Deus,
I am what I am
Eu sou o que eu sou!"

Imagem: http://portalcinema.blogspot.com/2009/05/critica-amazing-grace-2006.html

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Malangatana (Valente Ngwenya)


Nasceu em Matalana, Província de Maputo, a 6 de Junho de 1936.Frequentou a Escola Primária em Matalana e posteriormente, em Maputo, os primeiros anos da Escola Comercial.

http://www.paulo-santos.com/docs/conteudos

Foi pastor de gado, aprendiz de nyamussoro (médico tradicional), criado de meninos, apanhador de bolas e criado no clube da elite colonial de Lourenço Marques.

Tornou-se artista profissional em 1960, graças ao apoio do arquitecto português Miranda Guedes (Pancho) que lhe cedeu a garagem para atelier. Acusado de ligações à FRELIMO, foi preso pela polícia colonial quando duma leva de prisões que levou á cadeia, entre outros, os poetas José Craveirinha e Rui Nogar. Contrariamente aos seus companheiros, não se provou tal envolvimento pelo que acabou absolvido, após quase 2 anos de prisão.

No entanto, a pressão sobre ele exercia-se continuamente pois os seus quadros, embora não exactamente retratando a realidade, davam-na a entender muito bem. Vejam-se as obras desses anos e toda a simbologia que deles se desprende de denúnica da opressão/Após a Independência teve vários envolvimentos na área política, tendo sido deputado pelo Partido Frelimo de 1990 até 1994 e hoje é um dos membros da Frelimo na Assembleia Municipal de Maputo. Foi um dos criadores do Movimento para a Paz e pertence à Direcção da Liga de Escuteiros de Moçambique. Foi um dos criadores de Museu Nacional de Arte e procurou manter e dinamizar o Núcleo de Arte (associação que agrupa os artistas plásticos).

Muito ligado à criança, tem colaborado intensamente com a UNICEF e durante alguns anos fez funcionar a escolinha dominical "Vamos Brincar", uma escolinha de bairro.
Impulsionador, no passado, de um projecto cultural para a sua terra natal-Matalana, Marracuene, retoma-o, logo que a guerra termina, criando-se assim a Associação do Centro Cultural de Matalana, de cujo grupo fundador Malangatana faz parte, sendo actualmente presidente da Direcção. Esta Associação pretende criar um projecto de desenvolvimento entegrado das populações em torno do desenvolvimento profissional, de produção de auto-emprego, juntamente com o trabalho artístico, etno-antropológico e ecológico.

Desde 1959 que participa em exposições colectivas em várias partes do mundo para além de Moçambique nomeadamente África do Sul, Angola, Brasil, Bulgária, Checoslováquia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, índia, Islândia, Nigéria, Noruega, Paquistão, Portugal, RDA, Rodésia, Suécia, URSS e Zimbabwe. A partir de 1961 realizou inúmeras exposições individuais em Moçambique e ainda na Alemanha, Áustria, Bulgária, Chile, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Índia, Macau, Portugal e Turquia.

Tem murais pintados ou gravados em cimento em vários pontos de Maputo e na cidade da Beira; na África do Sul; no Chile; na Colômbia; nos Estados Unidos da América; na Grã-Bretanha; na Suazilândia; e na Suécia. A sua obra, para além dos murais e das duas esculturas em ferro instaladas ao ar livre é composta por Pintura, Desenho, Aguarela, Gravura, Cerâmica, Tapeçaria, Escultura e encontra-se (exceptuando a vastíssima colecção do próprio artista) em vários museus e galerias públicas, bem como em colecções privadas, espalhadas por inúmeras partes do Mundo.

Malangatana foi membro do Júri do Primeiro Prémio Unesco para a Promoção das artes: é membro permanente do Júri " Heritage", do Zimbabwe; foi membro do Júri da II Bienal de Havana; da Exposição Internacional de Arte Infantil de Moscovo; de vários eventos plásticos em Moçambique e Vice-Comissário Nacional par a área da Cultura de Moçambique para a Expo 98.

Imagem: http://maschamba.weblog.com.pt/MalangatanaCEA.jpg/MalangatanaCEA.jpg