O navio de carga a vapor Brother Jonathan fazia uma rota do norte da Califórnia para o noroeste do Canadá pela California Steam Navigation Company (Companhia de Navegação a Vapor da Califórnia). Em 1865, um homem chamado DeWolfe era o capitão e, enquanto o navio estava ancorado no porto de São Francisco sendo carregado, ele percebeu que estava afundando perigosamente - e os 190 passageiros nem haviam embarcado ainda. DeWolfe contou ao representante do proprietário que o carregamento teria de parar - caso contrário, o navio não conseguiria navegar. O agente disse a DeWolfe que ele poderia tanto permitir o carregamento de toda a carga disponível quanto dar o navio a outro capitão. Quando a carga de várias toneladas de minério triturado foi então colocada a bordo, foi depositada em uma parte da quilha que havia sido recentemente consertada, após um acidente.
Quando o navio tentou sair do porto, o
capitão e a tripulação descobriram que estava muito lento por estar, na
realidade, preso na lama. Eles tiveram de esperar pela maré alta e por um
rebocador para começar a se movimentar; quando isso aconteceu, caíram direto
numa tempestade. No dia seguinte, a tempestade tinha aumentado, e o Brother
Jonathan estava danificado. O capitão decidiu ir para um porto seguro. Quando
um tripulante foi preparar as âncoras para a chegada, viu uma rocha submersa
que não estava nas cartas marítimas. Era tarde demais para evitá-lo. Segundos
depois uma onda ergueu o navio e o fez bater na rocha submersa de 76,2 m (agora
chamado de Jonathan Rock), o que rasgou a quilha e segurou o navio enquanto as
ondas continuavam atingindo-o e empurrando-o contra o rochedo. A parte inferior
do navio estava se quebrando. Quando o triturador de minério caiu bem na parte mais
prejudicada do que havia restado da quilha, DeWolfe deu ordem para abandonar o
navio.
A terrível tempestade e a posição do navio no
rochedo praticamente impossibilitaram a evacuação, e os barcos salva-vidas não
conseguiam chegar ao navio em razão do mar agitado. O Brother Jonathan afundou
na costa norte da Califórnia e apenas um barco salva-vidas conseguiu
levar, com segurança, 19 pessoas. O restante dos passageiros e tripulação, 225
pessoas, morreu no naufrágio.
Foto cedida California State Lands Commission, San
Francisco Maritime National Historic Park (Parque Histórico Marítimo Nacional
de São Francisco), Doris Chase Collection
No sentido horário, a partir da parte superior esquerda: Brother Jonathan antes da restauração de 1852; Brother Jonathan depois da restauração de 1861. Cilindro de vapor do Brother Jonathan; engrenagem das rodas dos cabos dos remos e quilha do Brother Jonathan. |
Em tempos de paz, os naufrágios mais desastrosos
normalmente são resultado da combinação de má sorte e mau planejamento, como
foi o caso do Brother Jonathan, mas quando o mau planejamento diz respeito à
sobrecarga de passageiros no lugar de carga, as conseqüências podem ser ainda
mais devastadoras.
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