quinta-feira, 12 de março de 2009

Lendas de Moçambique. A Cabeça do Velho


Quem já subiu a Cabeça do Velho?
Dezembro 8, 2008 by Elisio Leonardo, MOÇAMBIQUE

Finalmente chegamos a uma das épocas mais esperadas do ano: o fim! É aqui onde tem as férias escolares; é aqui onde tem os presentes de natal (será?). Mas neste artigo vamos falar apenas das férias

Como o ano escolar terminou, tenho a tão esperada chance de ir para minha terra, no centro do País, inventar as melhores férias de sempre! Finalmente vou matar as saudades dos cotas e dos putos, depois de um ano fora de casa.

Como estou praticamente de malas feitas, decidi falar um pouco da minha terra, para quem nunca visitou se matar de inveja da sua beleza. A propósito, ela chama-se cidade de Chimoio, província de Manica e só o nome já tem uma história para um artigo completo. Mas este artigo está especialmente dedicado a uma das maiores atracções da cidade, a Cabeça do Velho.

Daria um prémio ao primeiro estrangeiro que parasse de ler o artigo neste parágrafo e me dissesse o que é que tem na Cabeça do Velho, mas prefiro continuar a contar:

Cabeça do Velho é um dos mais belos montes de Moçambique (Não quero escrever a frase ‘do mundo’), e uma das maiores atracções da minha cidade. Por falar em monte, quando estava na quinta classe até perdi alguns valores no teste de geografia, porque o professor disse que aquilo não era “montanha”, mas sim um “monte ilha”. Na verdade, Cabeça do Velho é um monte isolado, o único que está praticamente na cidade.

Cabeça do Velho tem história, e uma delas é o nome. O nome Cabeça do Velho surgiu pelo formato do monte, que faz lembrar a cabeça de um homem quando está deitado (de olhos para cima). Cada detalhe do monte coincide com um detalhe do rosto humano, um facto realmente impressionante. Existem várias histórias sobre o surgimento deste monte, muitas delas ligadas a mitos e superstições, mas eu vou contar aqui apenas a que o senhor professor nos contou na aula, por ser a mais curta: é um fenómeno natural!!! Como assim? Perguntavam os alunos…

É comum realizarem-se cultos tradicionais ou religiosos na Cabeça do Velho. Eu particularmente já participei de alguns nos meus tempos de catequese.

As pessoas da Cidade, sobretudo os jovens, gostam de subir o monte (diz-se escalar num ‘português correcto’?) em dias festivos ou feriados, para sentir a ‘brisa’ que bate por lá. Não sei se isso acontece, mas nos meus tempos de puto (Agora estou com 19 anos, quase um cota!), isto acontecia mais de três vezes por ano! Enfim, Cabeça do Velho é um ‘alto’ lugar turístico, muito atractivo para quem gosta de fazer pequenas aventuras perto do céu.

Mas como nem tudo é maravilha, este monte tem os seus mitos e perigos (começa o suspense)!

Há quem afirma que nunca se pode subir neste monte sem antes fazer uma oração, para pedir autorização a sei lá quem. Uma vez, há bom tempo atrás, antes do ano 2000 (século passado?), meus amigos decidiram ir dar uma volta pelo monte (Elísio não vai ainda é muito criança, diziam eles!) e subiram a Cabeça do Velho sem ajoelhar-se para pedir autorização (será que é ao Velho dono da Cabeça?). Resultado: Todos eles voltaram descalços, vítimas de um assalto lá mesmo em cima do monte!

Outro facto estranho é que é comum ver-se cabritos a se alimentarem lá em cima do monte (porquê se lá em baixo também tem capim!), sempre ao fim do dia.

Casos de pessoas que caíram de cima do monte não podiam faltar (Um dia conto a história da cachoeira também). Uma vez, minha irmã teve de ir ao hospital, quando executava uma queda livre de cima do monte (coitada, foi salva por um pedaço de capim!).

Mas apesar de tudo isso, Cabeça do Velho continua a ser um lugar muito agradável. Quem sabe nestas férias não mato as saudades daquele ‘conjunto de pedras’ também!

http://opatifundio.com/site/?tag=lendas-e-rituais-africanos
Foto: Monte de Cabeça do Velho, em Chimoio, principal cidade da província de Manica, em Moçambique.
Visite-me também em: Universal, Universe, Medicina e X-Files

Sem comentários:

Enviar um comentário