O engenheiro francês Pascal Cotte, fundador da
Lumiere Technology, examinou a famosa pintura renascentista de Leonardo Da
Vinci, Mona Lisa, com uma máquina de sua invenção, revelando segredos e
mistérios amplamente debatidos sobre a obra.
Mona Lisa, também conhecida como A Gioconda, La
Joconde em francês, ou ainda Mona Lisa del Giocondo, é provavelmente a obra de
arte mais comentada do mundo. Atualmente exibida no Museu Louvre, em Paris
(França), depois de séculos de existência, a pintura não poderia, naturalmente,
estar intocável ou exatamente igual era quando foi criada pelas mãos do gênio multiespecialista
da Vinci.
Entra em cena Cotte, que criou uma câmara
multiespectral de 240 megapixels que utiliza 13 comprimentos de onda de luz, do
ultravioleta ao infravermelho, para gerar imagens que “descascam” séculos de
alterações e desgastes em pinturas, revelando seu aspecto original.
Usando a câmara em Mona Lisa, o
engenheiro foi capaz de lançar luz sobre a forma como o artista trouxe a figura
pintada à vida, e como ela parecia à Vinci e seus contemporâneos. Com isso, 25
segredos de “Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo” (o nome oficial
da pintura) foram expostos.
As
novidades
No original, a pintura parece um pouco diferente do
que é agora, explica Cotte. “O rosto de Mona Lisa parece um pouco mais largo, o
sorriso é diferente e os olhos são diferentes”, diz. “O sorriso é mais
acentuado, eu diria”.
Um zoom de aproximação ao olho esquerdo de Mona
Lisa revela uma pincelada única na região da sobrancelha. O fato do quadro, hoje,
não apresentar nenhuma sobrancelha era ilógico, segundo Cotte. A verdade
finalmente veio à tona: Mona Lisa tinha, sim, um traço acima dos olhos.
Outro dilema é a posição do braço direito da Mona,
que se encontra transpassado pelo seu estômago. Esta foi a primeira vez que um
pintor posicionou um braço e punho dessa forma. Enquanto os outros artistas
nunca entenderam tal raciocínio de da Vinci, ele foi copiado mesmo assim.
O que Cotte descobriu foi um pigmento atrás do
pulso direito, que corresponde perfeitamente com o pigmento de uma “capa”
pintada sobre o joelho de Mona Lisa. Por causa disso, a posição fazia sentido:
o antebraço e punho seguravam um lado de um “cobertor”. “O pulso da mão direita
está erguido sobre o estômago, e isso não parece lógico. Mas se você olhar a
imagem profundamente no infravermelho, você entende que é porque ela tem um
pano na mão”, conta Cotte.
As imagens de infravermelho também revelaram
desenhos preparatórios de da Vinci, que estão por trás de camadas de verniz e
pintura, mostrando que o homem do Renascimento também era humano. “Se você
olhar para a mão esquerda, você vê a primeira posição do dedo que ele desenhou,
e depois mudou de ideia”, afirma Cotte. “Mesmo Leonardo da Vinci tinha
hesitação”.
Cotte também descobriu um laço no vestido de Mona
Lisa, e que o cobertor sobre os joelhos de Mona Lisa também cobre seu estômago.
Quanto a alterações, foi descoberta uma alteração
na posição do indicador esquerdo e uma no dedo médio. O cotovelo também
foi reparado, devido a danos causados por uma pedra atirada na pintura em 1956. Por fim, Cotte notou que um dedo da esquerda não foi completamente terminado.
foi reparado, devido a danos causados por uma pedra atirada na pintura em 1956. Por fim, Cotte notou que um dedo da esquerda não foi completamente terminado.
Cotte também argumenta que, na região da cabeça de
Mona, onde há um véu, da Vinci pintou primeiro a paisagem, e só depois usou técnicas
de transparência para pintar o véu em cima.
Outra descoberta é que a marca de mancha no canto
do olho e do queixo de Mona Lisa são acidentes de verniz, o que contraria
afirmações/suposições de que Mona Lisa estava doente no momento da pintura.
Mais uma especulação que foi descartada é de que Mona Lisa foi pintada em uma
placa de choupo sem cortes.
Cotte explica que olhar para a imagem ampliada em
infravermelho de Mona Lisa deixa transparecer sua beleza e mistério. “Se você
está na frente deste alargamento enorme de Mona Lisa, você entende
instantaneamente porque é tão famosa”, conta. “É algo que você tem que ver com
seus próprios olhos”.
E você pode, se for até os EUA. As imagens fazem
parte de uma exposição, Mona Lisa Secrets Revealed, (“Mona Lisa Segredos
Revelados”), que estreia no Metreon Center em San Francisco, onde permanecerá
até o final deste ano. [LiveScience]
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