terça-feira, 8 de setembro de 2009

Buck Rogers




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dados sobre publicação. Publicado por Amazing Stories. Primeira aparição Agosto de 1928. Criado por Philip Francis Nowlan. Características do personagem. Alter ego Anthony Rogers. Afiliações Wilma Deering, Dr. Huer

Capa da Amazing Stories, Volume 3, número 5, Agosto de 1928, onde foi publicado o conto Armageddon 2419 A.D., primeira aparição de Buck Rogers. Ilustração de Frank R. Paul.

Buck Rogers é um personagem de pulps e HQs, criado em 1928 como Anthony Rogers, herói de duas novelas de Philip Francis Nowlan publicadas na revista Amazing Stories. Rogers tornou-se mais conhecido por uma duradoura série de tiras publicadas em jornais. Ele também estrelou um seriado cinematográfico, uma série de TV, um jogo de computador e muitos outros formatos de mídia.

As aventuras de Buck Rogers, seja sob a forma de banda desenhada, filmes, rádio ou televisão, tornaram-se parte importante da cultura pop estadunidense. Este fenômeno pop desenvolveu-se paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia espacial no século XX e apresentou o espaço aos norte-americanos como um ambiente familiar para aventuras extravagantes.

Buck Rogers tem sido creditado por levar às massas o conceito de exploração espacial, seguindo as pegadas de pioneiros da literatura como H.G. Wells.

Em 1995, Martin Caidin, criador do Homem de Seis Milhoes de Dolares, escreveu o livro Buck Rogers: A Life in the Future, TSR, Inc.ISBN 0786901446, nesse livro, ao despertar da hibernação, Rogers recebe implantes cibernéticos, iguais aos do Steve Austin. Recentemente a Dynamite Entertainment (editora conhecida por publicar personagens em domínio público)[1]anunciou que irá lançar uma minissérie em quadrinhos do personagem.[2

Imagens: http://www.lib.monash.edu.au/exhibitions/scifi/xscifi45.jpg
http://www.smallartworks.ca/PS/MBFS/BuckComp.jpg


Buck Rogers in the 25th Century
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Buck Rogers in the 25th Century (Buck Rogers no Século XXV no Brasil) foi um seriado de televisão estadunidense transmitido originalmente entre os anos de 1979 e 1981, com o ator Gil Gerard no papel-título. A série lançada pelo canal NBC teve um piloto homônimo produzido pela Universal Studios e lançado nos cinemas em 1979. Foi criada por Glen A Larson logo após o término de outra série de sucesso criada por ele Battlestar Galactica. Curiosamente, Buck Rogers acabou utilizando vários ítens desta outra séria como por exemplo os manches das Naves de Caça Terrestres. Estas naves chamadas de "Starfighter" também foram o conceito original dos Vipers Coloniais da Série "Galáctica" tendo sido criadas pelo mesmo designer, Ralph McQuarrie.

O seriado e o filme, por sua vez, foram inspirados no personagem Buck Rogers, presente em histórias em quadrinhos e romances desde os anos 1920.

Características
Na primeira temporada, Buck Rogers, um astronauta militar do século XX, é acidentalmente congelado durante uma missão espacial e desperta no século XXV, passando a atuar como patrulheiro. Era auxiliado por um robô atrapalhado, Twiki (dublado originalmente por Mel Blanc na primeira temporada) e pelo computador Dr. Theopolis (que não aparece na segunda temporada). Fazendo o tipo latin lover, sempre cercado de belas mulheres, tanto amigas quanto inimigas, Buck Rogers agradou à audiência adolescente e garantiu a continuidade da série.

Na segunda temporada, Buck parte numa espaçonave de exploração científica, nos moldes de Star Trek. As aventuras em sofisticados ambientes espaciais foram substituídas pelo interior da nave e por planetas áridos, com poucas possibilidades de Buck exercer seu humor e sua influência sobre mulheres. Houve ainda a introdução do melancólico personagem alienígena Hawk (Falcão), o último de sua raça, dentre outros. Essas mudanças não agradaram nem a Gil Gerard nem ao público, e a série foi rapidamente cancelada.

Sem comentários:

Enviar um comentário