Sabe quando uma informação falsa tem “cara”
de verdadeira e acaba nos convencendo? Esse fenômeno, nomeado pelo comediante Stephen Colbert como
“truthiness” (“verdadez”, em tradução aproximada), foi investigado recentemente
por um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia e do Canadá.
No estudo, eles apresentavam aos
participantes afirmações como “o metal líquido dentro do termômetro é magnésio”
e lhes perguntavam se a informação era verdadeira ou não. Quando vinha
acompanhada de uma foto meramente ilustrativa (que tinha relação com a frase,
mas não a confirmava), as pessoas mostraram uma tendência maior a acreditar na
sua veracidade.
Os resultados são compatíveis com a ideia de
que fotos podem ajudar as pessoas a absorver melhor uma informação tornando-a
mais verossímil. “Nós sabemos que, quando é fácil levar uma informação à mente,
ela ‘parece’ verdadeira”, aponta o pesquisador Eryn J. Newman, da Universidade
Victoria University de Wellington (Nova Zelândia).
A “verdadez”, ou verossimilhança, pode
influenciar a maneira como as pessoas absorvem informações acompanhadas por
fotos em certos meios de comunicação (como jornais, sites e revistas) ou em
materiais didáticos. “Nossa pesquisa sugere que essas fotos podem ter
consequências não planejadas, levando as pessoas a aceitar informações mais por
causa do que sentem do que pelos fatos”, destaca Newman.
Será que um vídeo pode aumentar ainda mais a
verossimilhança de uma afirmação? Vamos esperar o próximo estudo sobre o
assunto. [Science Daily]
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