sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como se conseguia gelo antigamente?


Serio gente sem piada idiota
No filme a Cruzada o rei Saladino da um copo de aguá com gelo para o tal do "Gui"
mas de onde foi que ele tirou esse gelo?
e não é erro do filme não

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

eles pegavam nas geleiras , colocavam em um negocio no navio q conservava o gelo e enterravam, tinha gelo o ano inteiro. D Pedro Iº fazia isso no Brasil!

NA ROMA ANTIGA ERA MUITO COMUM NOS DIAS QUENTES TOMAR UM TIPO DE SORVETE.(EXTRATOS DE FRUTAS + LEITE+ GELO)
ALGUMAS PESSOAS RETIRAVAM IMENSOS BLOCOS DE GELO DOS CUMES DAS MONTANHAS E RECOBRIAM COM PALHA, ELES DEMORAVAM VÁRIAS SEMANAS PARA DERRETER E SEUS PEDAÇOS ERAM VENDIDOS NAS CIDADES (COMO OS VENDEDORES DE RASPADINHAS DE HOJE)

Não há nada que indique que eles fabricavam gelo. Achei um site que diz que eles gostavam de sorvete... Veja:

Por estranho que pareça, o surgimento do sorvete antecedeu em 3 000 anos a invenção da geladeira e do freezer. Há muitas incertezas, entretanto, os chineses parecem ter sido os pioneiros. Preparavam o doce com flocos de neve. Gregos e romanos faziam o mesmo, tendo como base uma combinação de frutas adoçada com mel. Mas ainda usavam uma técnica primitiva, pois o gelo não se integrava à mistura. Os árabes aprenderam a arte com os chineses, aperfeiçoaram e ensinaram os europeus como ligar a neve aos demais ingredientes. Um de seus tratados antológicos de cozinha, escrito no século XI, por Wusla Hila al Habib, dedica uma seção inteira ao sorvete. O nome da preparação, segundo Isabel Mendes Braga, no livro Gelados - História de uma Doce e Fresca Tentação (Colares Editora, Sintra, Portugal, 2003), vem da palavra árabe charâb, que os turcos mudaram para chorbêt.

Achei outra forma antiga de armazenar gêlo, veja:

Para se refrescar do calor, os persas tomavam um sumo de frutas bem doce e gelado. Os egípcios também fabricavam os seus gelados há 4 mil anos, enquanto os árabes misturavam sumo de fruta com gelo.
Na China, o leite era uma mercadoria cara. Por isso, a sobremesa predileta da nobreza era uma pasta, feita de leite e arroz, que era colocada na neve para solidificar. O principal problema era armazenar neve para o verão em rudimentares câmaras frigoríficas subterrâneas, com grossas paredes de pedra. Na Idade Média, quando os chineses já faziam gelados, adicionando a neve ao leite, Marco Polo (1254-1324), o explorador veneziano, levou o gelado para a Itália. Dali, os famosos sumos de fruta congelados alcançaram a França e logo depois o resto do mundo. No século XVI, o italiano Bernardo Buontalenti inventou o gelado à base de leite, mais macio e nutritivo. Na primeira metade do século seguinte, um outro italiano, Procópio Coltelli, criou a máquina de fazer gelados.

Fonte(s):

Imagem: cesarstaudinger.com

Sem comentários:

Enviar um comentário