sábado, 27 de junho de 2009

Joaquim Dias Cordeiro da Matta


Filho de Agostinho José Cordeiro da Matta e de Isabel José Afonso, era natural de Icolo e Bengo onde nasceu em 25 de Dezembro de 1857 na povoação de Cabiri. E morreu precocemente em 1894. Terá sido provavelmente o mais velho dos irmãos, Luís Domingos Cordeiro da Matta e Domingos José Cordeiro da Matta cujos nomes vêm mencionados em mapas do movimento da escola do concelho de Icolo e Bengo durante o ano de 1879. Estudava-se na época disciplinas como leitura, escrita, catecismo, aritmética e tabuada.

Possuindo igualmente uma formação primária elementar, Joaquim Dias Cordeiro da Matta é um dos muitos exemplos do autodidactismo que continua a fazer história no jornalismo e na investigação em Angola. Numa nota necrológica publicada no jornal O Arauto Africano, diz Mamede de Sant'Ana e Palma: " Não cursou universidade, nunca esteve em colégio nenhum da Europa, nem em escola nenhuma de Loanda e é por isso mesmo que tem juz (…) à estima dos seus patrícios e ao respeito dos homens ilustrados, porque à força de muita vontade tem querido honrar o seu país legando à posteridade o fruto da sua dedicação (…)". Evitando fixar residência em Luanda, passava maior parte do tempo na Barra do Kwanza, onde vivia. E "rodeava-se de uma biblioteca que causava admiração aos contemporâneos".

J.D. Cordeiro da Matta demonstrou possuir uma personalidade potencialmente multifacetada. Mário António analisa-a em sete vertentes: poeta, cronista, romancista, jornalista, pedagogo, historiador, filólogo e folclorista. Publicou entre outras obras Delírios (poesia), Philosophia Popular em Provérbios Angolenses (1891, pesquisa da literatura e filosofia oral), Ensaio de Diccionário Kimbundu-Portuguez (1893), Cartilha racional para se aprender a ler o Kimbundu escrita segundo a Cartilha Maternal de João de Deus.

http://www.nexus.ao/kandjimbo/joaquim_dias_cordeiro.htm

Imagem: http://www.pbase.com/patrice82/image/51487726

Sem comentários:

Enviar um comentário