terça-feira, 3 de novembro de 2009

Amazing Grace. História de John Newton, autor de um dos mais famosos hinos da história




Eu costumava pensar que o hino favorito da América, "Amazing Grace", estava um pouco ultrapassado, mas acabei descobrindo a impressionante história do autor, que relato abaixo:

http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/reflexao/2002/10/amazing_grace/amazing_grace.html

Em torno de 1750, John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios fariam o primeiro percurso de sua viagem da Inglaterra, quase vazios, até que chegassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregariam aos europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre as tribos. Os compradores selecionariam os espécimes mais finos, e os comprariam em troca de armas, munição, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos, então, à bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados abaixo das plataformas para impedir suicídios. Eram colocados de lado a lado, para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente com até 600 "unidades" de carga humana.

Os capitães procuravam fazer uma viagem rápida, esperando preservar ao máximo a sua carga; contudo, a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais. Quando um surto de disenteria ou qualquer outra doença ocorria, os doentes eram jogados ao mar. Uma vez que chegavam ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e o melaço, para manufaturar o rum, que os navios carregariam à Inglaterra para o pé final de seu "comércio triangular."

John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século 18. No mar, em uma de suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou. Newton ofereceu sua vida à Cristo, achando que iria morrer. Após ter sobrevivido, ele se converteu e começou a estudar para ser pastor. Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 82, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: que eu sou um grande pecador, e que Cristo é meu grande salvador!"

No túmulo de Newton, lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir."

O seu mais famoso testemunho continua vivo, no mais famoso das centenas de hinos que escreveu: Amazing Grace!
Amazing grace, how sweet the sound
That saved a wretch like me,
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.

'Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears relieved.
How precious did that grace appear
The hour I first believed.

Through many dangers, toils and snares,
I have already come.
'Tis grace hath brought me safe thus far,
And grace will lead me home."

Ó Graça surpreendente...
Como é doce o som que salvou
um desaventurado como eu.
Eu estava perdido, mas
agora me achei.
Fui cego, mas agora vejo.

Sua Graça ensinou meu coração temer.
E aliviou os meus medos.
Quão preciosa foi a revelação
no primeiro momento em que eu acreditei.

Através de muitos perigos,
labutas e armadilhas eu já passei,
esta Graça trouxe-me
até aqui.
E a Graça conduzir-me-á
ao meu lar.

Joyful Heart Ministries, Dr. Ralph F. Wilson

I AM...
Eu sou...
By John Newton
I am not what I might be,
Eu não sou o que eu poderia ser,
I am not what I ought to be,
Eu não sou o que eu deveria ser,
I am not what I wish to be,
Eu não sou o que eu gostaria de ser,
I am not what I hope to be,
Eu não sou o que eu pretendo ser,
But I thank God
Mas agradeço à Deus
I am not what I once was,
Que não sou o que uma vez já fui.
And I can say with the great apostle,
E posso dizer
By the grace of God
Com a graça de Deus,
I am what I am
Eu sou o que eu sou!"

Imagem: http://portalcinema.blogspot.com/2009/05/critica-amazing-grace-2006.html

Sem comentários:

Enviar um comentário