sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Lista de falhanços militares


Esta é uma lista de falhanços militares. Por falhanço entende-se um conflito ou confronto armado onde um dos oponentes sofre uma derrota marcada, desproporcionada e inesperada que pode ou não ter tido consequências no rumo da história. As razões para o falhanço militar são diversas e podem incluir mau planejamento, incompetência de tropas e/ou comandantes, condições atmosféricas, problemas técnicos e/ou capacidades excepcionais do inimigo.

Antiguidade

Idade Média


Era Moderna

 

Século XX



  • Batalha de Gallipoli, Primeira Guerra Mundial (1915 – início de 1916), as tentativas aliadas de tomar Istambul através da península de Gallipoli resultam em 250,000 mortos.
  • A linha Maginot foi o paradigma dos problemas de organização defensiva dos franceses no início da segunda guerra mundial.
  • Operação Compass (1941), o exército italiano é destruído na Líbia por forças britânicas (ca. de 36,000 aliados capturaram ca. de 130,000 prisioneiros de guerra italianos); com esta derrota de Mussolini, a Alemanha nazi foi obrigada a mobilizar tropas para o Norte de África.
  • O ataque a Pearl Harbor (1941) destruiu a frota americana do Pacífico, atrasando a entrada efetiva da Marinha dos EUA na guerra do Pacífico por cerca de 6 meses; apesar dos estado-unidenses terem tido provavelmente informação prévia do ataque, via MAGIC.
  • Operação Typhoon (1941), tentativa desastrosa do exército nazista de tomar Moscovo; o episódio alcançou proporções trágicas na infantaria alemã principalmente devido ao otimismo cego de Hitler, que proibiu que se levasse equipamento de inverno na expedição (porque queria tudo acabado no Verão).
  • Queda de Singapura (Fevereiro de 1942), uma colónia britânica considerada inexpugnável, foi capturada por duas divisões de tropas japonesas; é a maior rendição em massa da história militar do Reino Unido.
  • Batalha de Midway (1942), tentativa da marinha japonesa, comandada pelo Almirante Yamamoto de capturar a base naval americana de Midway; a derrota marcante dos japoneses foi pelo menos em parte devida à eficiência dos criptanalistas americanos que descodificaram as mensagens que anteciparam o ataque.
  • Batalha de Estalingrado (Inverno de 1942/43), a rendição das tropas alemãs depois de um longo cerco marcou o ponto de viragem da segunda guerra mundial.
  • Operação Market Garden (1944), a tentativa pelos aliados de tomar posições atrás das linhas de defesa nazis nos Países Baixos, não só falhou completamente todos os objetivos como causou a destruição da 1ª Divisão Aerotransportada Britânica.
  • Batalha de Dien Bien Phu (1954), os franceses são obrigados a retirar do Norte do Vietname.
  •  

Sem comentários:

Enviar um comentário