quarta-feira, 30 de abril de 2014

A maior execução em massa da história dos EUA: 150 anos hoje


Tradução GOOGLE

26 de dezembro de 1862: trinta e oito índios Dakota foram enforcados em Mankato, Minnesota, na maior execução em massa na história dos EUA, sob ordens do presidente Abraham Lincoln. Seu crime: matar 490 colonos brancos, incluindo mulheres e crianças, na insurreição Santee Sioux agosto anterior.
A execução ocorreu em um andaime gigante praça no centro da cidade, em frente a uma platéia de centenas de pessoas brancas. Os trinta e oito homens Dakota "lamentou e dançou em cima da forca", segundo Robert K. Elder , do The New York Times, "esperando os alçapões a cair abaixo deles." Uma testemunha relatou que, "como o último momento se aproximou rapidamente , cada um deles gritou seu nome e gritou na sua língua nativa: "Eu estou aqui! Eu estou aqui! " "
Tratamento de Lincoln de derrotados rebeldes indianos contra os Estados Unidos estavam em nítido contraste com o seu tratamento de rebeldes confederados. Ele nunca ordenou a execução de quaisquer funcionários ou generais confederados após a Guerra Civil, mesmo que matou mais de 400 mil soldados da União. A única Confederate executado foi o comandante da prisão de Andersonville e para o que poderíamos chamar de crimes de guerra, e não rebelião.
Minnesota era um novo estado de fronteira em 1862, onde colonos brancos foram empurrando para fora os índios-também chamado de Dakota Souix. Uma série de tratados de paz quebrados culminou com o fracasso dos Estados Unidos que o verão para entregar comida e suprimentos prometido aos índios, o pagamento parcial para o seu desistindo suas terras aos brancos. Um comerciante local, Andrew Myrick, disse sobre situação dos índios: "Se eles estão com fome, deixe-os comer grama."
O líder Dakota Pouco Corvo então levou sua tribo "furioso e faminto" em uma série de ataques a assentamentos de fronteira. A "US-Dakota War" não durou muito tempo: Depois de seis semanas, Henry Hastings Sibley, primeiro governador de Minnesota e um líder da milícia do estado, capturado 2.000 Dakota, e um tribunal militar condenou à morte 303.
Lincoln, no entanto, foi "nunca um inimigo índio", Eric Foner escreveu em seu livro vencedor do Prêmio Pulitzer a ardente prova:. Abraham Lincoln e americanos Escravidão Ele não concordou com o general John Pope, enviado para acabar com uma revolta Sioux no sul Minnesota, que disse: "Ele é o meu propósito para exterminar totalmente os Sioux se eu tenho o poder de fazê-lo." Lincoln "cuidadosamente revistos os registros de ensaios", relata Foner, e encontrou uma falta de evidência na maioria dos tribunais. Ele comutou as sentenças de 265 índios da-um movimento politicamente impopular. Mas, disse ele, "eu não podia dar ao luxo de pendurar homens de votos."
Os 265 índios Dakota cujas vidas Lincoln poupado ou eram totalmente perdoado ou morreram na prisão. Lincoln e do Congresso, posteriormente, removido os Sioux e Winnebago-que não tinha nada a ver com a revolta-de todas suas terras em Minnesota.
Mankato hoje é uma cidade de 37 mil sul de Minneapolis, notável pelo seu campus universitário do Estado, que tem 15 mil alunos. Em Mankato, que até então negligenciado seu passado sangrento, um novo marco histórico está sendo erguido no local do andaime, em um lugar chamado agora Reconciliação Park. O marcador, um rolo de papel de fibra de vidro, exibe os nomes dos trinta e oito Dakota que foram executados.
O Minnesota History Center , em St. Paul está apresentando uma exposição intitulada "Minnesota Tragédia:. a guerra EUA-Dakota do 1862" "Você não pode virar a cabeça do que não é bonita na história", disse Stephen Elliott, que se tornou o diretor do Minnesota Historical Society em maio passado depois de 28 anos no Colonial Williamsburg. Ele disse ao Minneapolis Star Tribune : "Tudo o que fazemos, isso não vai se curar de alguma forma as coisas ou liquidá-lo." O impressionante exposição de state-of-the-art inclui os pontos de vista de ambos os colonos brancos e índios, vozes do passado, bem como o presente. "Os visitantes são incentivados a fazer as suas próprias mentes sobre o que aconteceu e por quê", o guia oficial declara. O website e vídeo on-line são particularmente impressionantes.
A execução em massa dos índios Dakota não é o único fato perdida na cinebiografia Lincoln. Confira Jon Wiener em " The Trouble with Steven Spielberg 'Lincoln.' "


Sem comentários:

Enviar um comentário