sábado, 23 de janeiro de 2010

«Uíge. Capturadas mais de 11 mil moscas tsé-tsé em 2009»


Uíge - Onze mil e 480 moscas tsé-tsé foram capturadas de Janeiro a 31 de Dezembro do ano transacto, na província do Uíge, no âmbito da campanha promovida pelo Departamento de Controlo da Tripanossomíase do Uíge.

ANGOP

Segundo o responsável da instituição na província do Uíge, José Tito Baxe, disse que para tal foram montadas 344 armadilhas.

Em declarações hoje à Angop, José Baxe informou que durante o ano em análise receberam, da Direcção Central do Controlo da Tripanossomiasse, mil 200 armadilhas, 344 das quais foram colocadas, enquanto 856 outras estão ainda em stock.

Durante o período, foram prospectadas 33 mil 519 pessoas, das quais 25 mil na prospecção activa (ida do médico ao encontro do doente) e as restantes na passiva, nos municípios do Uíge, Songo, Quitexe e Maquela do Zombo.

José Tito Baxe, que lamenta a falta de incentivo para capturadores, revelou que durante a prospecção foram registados 137 casos positivos, com 25 doentes tratados durante o ano.

Actualmente, referiu, apenas um paciente com doença do sono encontra-se internado no hospital, estando os demais a fazer tratamento colectivo.

"Nesta altura existe apenas um único médico especializado e 81 pessoas que trabalham no combate a tripanossomíase na província, entre técnicos e auxiliares", explicou.

O responsável aponta a luta antivectorial como principal aposta do sector para o ano de 2010, assim como a necessidade de integrar o controlo da doença do sono nos serviços nacionais de saúde.

Imagem: WIKIPEDIA

Sem comentários:

Enviar um comentário