sábado, 16 de abril de 2011

A poetisa Tânia Tomé tem um encontro marcado



para hoje 15 de Abril (sexta-feira) com os seus admiradores na Minerva Central. A iniciar às 18h00, o “meeting” resumir-se-á na apresentação e discussão, em todos os aspectos, da sua obra Showesia.

Maputo (Canalmoz)

A jovem que tem vindo a potenciar-se no mundo da poesia é também cantora e tem estado a despertar atenção no exterior pela sua linha musical.
Tânia Tomé começa a ganhar visibilidade no país, após a apresentação do seu primeiro e único DVD de poesia em Moçambique, com base no espectáculo de poesia ao vivo em Tributo ao poeta José Craverinha. Em seguida, lança oficialmente o website: www.showesia.com. Faz parte do “Poetry África” em Maputo, representando Moçambique repetidas vezes no Festival Internacional Poetry África na África do Sul.
O nome Showesia ganhou uma grandeza tal que, para além de ser o nome do seu trabalho exclusivo, é também a designação de um projecto dirigido pela Tânia que tem como principal objectivo resgatar o património cultural através de uma plataforma de interacção entre o tradicional, o tecnológico/ocidental e de um network cultural mundial, como ela própria explica. (Linda José)


www.taniatome.com www.showesia.com
Tãnia Teresa Tomé nasceu a 11 de Novembro de 1981,na cidade de Maputo em Moçambique. Desde cedo que nutre uma paixão fulminante pelas artes, e com ela vai crescendo nos envolvimentos e interacções que vai tendo na vida artistico-cultural.

Cantora, compositora,declamadora e poetisa são as outras actividades que a identificam e que vai exercendo para além da actividade profissiona (Analista de Risco de Crédito no Banco).È Licenciada em Economia e Pos-graduada em Auditoria e Controlo de Gestão pela Universidade Católica Portuguesa (Portugal,Porto).

Tem o seu livro de poesia publicado "Agarra-me o sol por traz" com prefacio de Floriano Martins e Revisao de Antonio Cabrita.Faz parte de varias Antologias internacionais, dentre elas o Poetry International Almanac, Antologia BIlingue Africana em Chines,
antologia Palop, para além de participações em alguns boletins e jornais, é membro da AEMO (Associação dos escritores Moçambicanos) e da Associação dos músicos Moçambicanos, e fez parte de diversos Movimentos culturais, tanto em Portugal, como em Moçambique que promovem recitais de poesia e música tradicional e acústica de Moçambique.

Participou em alguns projectos de poesia e declamação, de referenciar "Dentro de mim outra ilha de Júlio Carrilho" com Jaime Santos (Declamador Moçambicano), e participação na Feira da Voz no Franco-Moçambicano como Júri de Declamação e actuação com Eduardo White (Poeta Moçambicano), ganhou alguns prémios de poesia, e têm "mão" alguns projectos para o futuro presente. Já foi igualmente Júri Residente de Musica em Programas de Descoberta de Novos Talentos na Televisão Nacional de Mocambique.

Faz parte do CD produzido e editado pela MOZBEAT produtora do Júlio Silva com uma música da sua autoria intitulada Pétalas. E faz parte de um CD intitulado Encontro concretizado pelos Leigos da Boa Nova cuja a totalidade de fundos se destina a ajudar crianças carenciadas de Angola e de Moçambique.

Desde sempre que adere a iniciativas humanistas, tento colaborado tanto em Portugal como Moçambique, e este ano Aderiu a Marcha Mundial pela Paz e Não-violência, e actuou no Lançamento Oficial da Marcha em Moçambique.

O seu primeiro sarau de poesia inicia-se com 13 anos, onde a mesma representava o Poeta José Craveirinha e cantava e declamava os seus poemas, acompanhada pelos seus próprios dedos ao piano.

E em 2009 nasce o seu primeiro bebe germinado no processo de mais de 15 anos intensos de vida artística bebendo a arte e a cultura e fazendo o casamento profundo entre a música e a poesia, o seu DVD SHOWESIA (primeiro e único DVD de Poesia em Moçambique) que é o espectáculo de poesia produzido e realizado pela mesma em 2008 em homenagem ao poeta José Craveirinha.

Showesia é um conceito e movimento criado e divulgado pela Tania que designa Show/ espectáculo de Poesia, um evento cultural que incorpora poesia, declamação de poesia e todas as outras formas de expressão artística, tais como dança tradicional e moderna, e musica nas suas mais diversas variantes desde tradicional com instrumentos tradicionais (tais como as timbilas, tambores, mbiras entre outros), e outros instrumentos como Baixo, Guitarra, Piano, voz, e Skach teatral com cenários diversos para dar vida a poesia.

O objectivo num mundo de constante desenvolvimentos tecnológico e globalizado é resgatar e valorizar o património cultural mundial, criando uma plataforma e nekwork cultural mundial.
A ideia subjacente é a de que é possível fazer algo pela educação e pela cultura que seja aliciante e interessante, através de um formato entretido chamado Edutainement (Educação e cultura com entretenimento). Contribuir para mudança deste conceito linear de que a poesia, a literatura, a educação e cultura não são atractivas e são apenas elitistas e para um grupo de pessoas.

Existe uma consciência plena da dificuldade, mas nada é impossível, e a mudança mesmo que lenta acontecerá, e mesmo que não aconteça enquanto vivos estaremos a contribuir para as gerações vindouras.

Caso queira perceber mais sobre o conceito visite-nos no www.showesia.com

Estamos abertos a parcerias tanto com artistas, bem como outros movimentos culturais, inclusivamente instituições (publicas, privadas e ONGs) que pretendam colaborar connosco contribuindo para cultura, e parceiros financeiros que possam alimentar e financiar as nossas ideias e iniciativas. Se pretende ser parceiro envie-nos um e-mail para o showesia@gmail.com

Se quer ser Membro do movimento junte-se aqui www.showesia.ning.com
Tânia faz parte dos PoetasdelMundo, e a data de 23 Junho de 2009 fez parte do Poetry Africa organizado em Maputo representando Moçambique com poemas da sua autoria.

Em Outubro de 2009 Tania teve a honra e o privilégio de participar no Festival Internacional de Poesia representando Moçambique e os PALOP (Países de expressão e língua Português) na Africa de Sul.

Para 2010 muitos projectos na mão entre os quais fazer outros Showesia dedicados a outros Poetas do mundo, a iniciar com poetas do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola e outros países PALOP.


Tânia está aberta a critica construtiva, a reflexão, a opiniões variadas, e a conselhos. A vida é uma recta contínua de aprendizagem, qualquer amadurecimento implica o reconhecimento de ainda necessitar de crescimento, e da consciência exacta de se ainda ser pequeno, mas não obstante ter uma tarefa enorme a cumprir: com a minha acção socio-cultural individual contribuir com o crescimento do meu País (MOÇAMBIQUE) e do mundo que me gira a volta.

" Escrevo, para que numa dimensão sem espaço e sem tempo, eu possa interagir comigo e com os outros. Promovendo cultura para todos, conscientizando pessoas, alimentando espíritos e fazendo emergir por momentos constantes e incessantes "PRAXIS" E "GNOSES". Para que possa eu, ver de mim a crescer e aprender com tudo e todos os que me possam guiar. E com isso contribuir com o que tenho na alma e na mente para fazer crescer outrem, fazer crescer meu MOÇAMBIQUE, fazer crescer MUNDO "
Tânia Tomé

www.taniatome.com
showesia@gmail.com
www.showesia.com
www.myspace.com/showesia
www.myspace.com/taniatome

Sem comentários:

Enviar um comentário