sexta-feira, 3 de julho de 2009

História de Lawrence da Arábia ganha novas reviravoltas


«Terça, 28 de maio de 2002, 20h27
O mistério que rodeia a vida do enigmático inglês conhecido como Lawrence da Arábia aumentou na terça-feira com a divulgação de arquivos secretos que revelam a relação dele com uma mulher, da qual nunca se havia ouvido falar.

Thomas Edward Lawrence foi imortalizado em um longa-metragem de 1962 protagonizado por Peter O'Toole, que descreve suas façanhas como líder da revolta árabe contra os turcos durante a Primeira Guerra Mundial, em uma campanha que ajudou a causa da Grã-Bretanha.

Os documentos revelados pela Agência de Registro Público em Londres relatam a última parte da vida de Lawrence depois de seu regresso à Inglaterra.

Os arquivos também revelam um intrigante novo nome na vida de um dos ingleses mais famosos do século 20, que não aparece em dezenas de relatos existentes de suas aventuras.

Um "acordo de pagamento voluntário" que data de 1926 mostra Lawrence, conhecido na época pelo pseudônimo T.E. Shaw, cancelando um débito diário de uma mesada de 24 centavos de libra à senhorita Ruby Bryant.

Há poucos detalhes acerca da misteriosa mulher de Newark, no norte da Inglaterra. A quantidade paga a ela representava dois terços do salário de Lawrence como um humilde sub-oficial da Força Aérea Real.

Mas ela sabia claramente a verdadeira identidade dele, como mostrava sua nota ao ministério de Aire: "Amavelmente revelo que a assinatura que me fez em nome do coronel Lawrence não tem chegado a minhas mãos. Esta deveria haver chegado na quinta-feira", diz.

SEGUNDO NOVO NOME
No mesmo dia em que o pagamento foi cancelado, Lawrence ordenou um novo acordo do gênero - seis pennies diários - a W.J. Ross em Londres.

Um terceiro pagamento de três pennies por dia foi feito por Lawrence a um jovem escocês, John Bruce, de 1933 até o licenciamento de Lawrence à Força Aérea Real em 1935.

A relação entre Lawrence e Bruce já foi o centro de especulações durante anos. Alguns biógrafos alegam que isso reforçaria o argumento de que Lawrence era homossexual, ainda que tal alegação não tenha sido provada.

Lawrence morreu em 1935 em um acidente de motocicleta. Winston Churchill o chamou de "um dos maiores seres do nosso tempo" durante seu funeral.»

http://www.terra.com.br/diversao/2002/05/28/007.htm

Imagem: http://thecia.com.au/reviews/l/images/lawrence-of-arabia-18.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário