sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Biografia de Etona


António Tomás Ana (Etona) nasceu a 22 Junho de 1961 na província do Zaire, município do Soyo, em Angola. Em 1975 frequenta vários ateliers de artesãos, pintura e escultura no Soyo.
É já em Luanda que, em 1979, é recebido como discípulo de pintura no atelier do artista João Luís de Almeida, na Ilha de Luanda, durante 5 anos.

http://www.artistas.angoladigital.net/etona/bio.htm

Integra-se nas FAPLA em 1982, tendo cumprindo a sua missão no Kuito Kuanaval, província do Kuando-Kubango, onde tirou o curso básico de rádio, iniciando-se como operador. Entra na 16ª Brigada como oficial de operações com a função de cartográfico, devido à sua experiência como desenhador. É colocado no comando da 6ª região militar, secção política, como oficial da agitação e propaganda massiva sob ordens do então Major ‘Jota’, actual embaixador de Angola em Israel.

Começou a frequentar a União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP) em 1985, enquadrando-se na Brigada Jovem de Artes Plásticas. Um ano mais tarde é eleito Coordenador da Brigada de Jovens Artistas Plásticos (BJA), Instituição ligada à UNAP.
Em 1988, assume a J.M.P.L.A de uma forma activa, sendo membro do núcleo da Ilha de Luanda. Ao longo deste período foi apoiando a sede da J.M.P.L.A – Nacional na área cultural, especificamente no domínio das artes plásticas. É eleito para o Conselho Nacional das Organizações Juvenil (C.N.O.J.) em 1991, assumindo a pasta de Secretário para o Gabinete de informação da Comissão Directiva. Em 1992 representa o (C.O N.O.J.) na Namíbia.

Concluiu o estudo médio em Artes Plásticas (INFAC), em 1995, e frequentou uma especialização de escultura de pedra com exploração de novas tecnologias no Centro Internacional de escultura em Pero Pinheiro, também em Portugal. No mesmo ano, torna-se membro da Associação dos Novos Artistas Africanos, com Sede em Lisboa.

É em 1996 que participa no festival de Juventude dos Estudante denominado Y.U.S.I, com uma exposição de pintura, na Alemanha.
No ano seguinte entra no Comité Provincial da J.M.P.L.A. até 2002. Etona tem desde 2000 dois espaços de trabalho em Portugal: o Centro Internacional de Escultura em Sintra e em São João da Madeira.

Em 2001, mostrando a versatilidade na área artística, associa-se com Tirso Amaral, e tem um papel revolucionário na recuperação e reestruturação da UNAP, inoperacional nessa data. Daí vem a eleição de Secretário-Geral da mesma associação no quadriénio 2001/2006.

Em 2002 é indicado para participar na comissão instaladora do comité de especialidade do sector de Luanda na área das Artes plásticas. É presidente do Projecto do Centro Cultural ETONA, na Ilha de Luanda.

A 12 de Setembro 2003 foi eleito como responsável da área das artes plásticas no comité dos Artistas de Luanda. Também é membro da subcomissão da área cultural em preparação do V congresso M.P.L.A.

Etona estuda actualmente relações Internacionais.

Cordialmente concedido por Etona
Editador por AngolaDigital.net

Sem comentários:

Enviar um comentário