terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uíge. Cidadãos aplaudem efusivamente cumprimentos do Presidente da República


Uíge – Os milhares de cidadãos do Uíge presentes no acto central do 4 de Janeiro, realizado no largo do Palácio da Justiça, nesta cidade, aplaudiram efusivamente aos cumprimentos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, transmitidos pelo ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, que presidiu a cerimónia.

ANGOP

Na sequência, o governante, que se fazia acompanhar do governador da província, Paulo Pombolo, do ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, e de outras entidades, saudou o heróico povo angolano, em particular o do Uíge.

Recorrendo-se à história, o representante na cerimónia do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, disse que desde o período de resistência à penetração colonial, o povo do Uíge sempre demonstrou valentia, citando como exemplo a batalha de Ambuila, ocorrida em 1665.

Segundo o governante, naquela histórica batalha tombou heroicamente “aquele que é considerado o último Rei do Kongo, D. António I, também conhecido por Mwene Mulaza, cujo crânio repousa na ermida da Nazaré, em Luanda”.

Homenageou igualmente todos os naturais do Uíge que se bateram com bravura, heroísmo e fervor patriótico contra o exército colonial português, e pelo seu contributo para a consolidação da paz e da democracia em Angola.

Este ano, a província do Uíge foi escolhida pelo Conselho de Ministros para albergar o acto central comemorativo do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial”, cujo lema é “Em memória dos mártires da pátria desenvolvamos o país e reforcemos a democracia”.

Imagem: Cidadãos presentes ao acto central do 4 de Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário