quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Polícia envolvida em pancadaria e disparos. De duas civis atingidas uma morreu outra está gravemente ferida


Maputo (Canalmoz) – Três agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) envolveram-se em pancadaria entre eles, na noite do último sábado, em Maputo. Da ocorrência resultou um morto e um ferido, entre civis que circulavam na zona, por sinal duas senhoras. O episódio deu-se próximo às barracas da Praça de Touros, no bairro de Malhangalene.
Segundo o porta-voz do Comando Geral da Polícia, Pedro Cossa, um outro grupo de policiais que circulava numa viatura da corporação em serviço, chegado àquela zona, apercebeu-se da ocorrência e interveio para acabar com a briga entre seus colegas. Na tentativa de acudir, os policiais não coordenaram as acções e um deles, usando a sua pistola, disparou vários tiros para o ar. Enquanto isso, outro agente da PRM pegou numa AK-47 e disparou uma rajada que acabou atingindo mortalmente uma senhora e ferindo outra com gravidade.
“Neste momento estão em curso investigações para se apurar as razões dos disparos e em conexão duas pessoas estão detidas, incluindo um agente da PRM e outros três estão a monte”, disse Pedro Cossa.

Acidentes de viação
No capítulo dos acidentes de viação, segundo a Polícia, registaram-se em todo território nacional 50 acidentes de viação, contra 75 no mesmo período do ano passado. Estes acidentes tiveram como consequência 26 óbitos, 29 feridos graves e 50 feridos ligeiros.
Quanto a controlo rodoviário, a PRM diz que foram fiscalizadas 17.453 viaturas e impostas 3.125 multas por diversas irregularidades. Refere ainda que foram apreendidas 511 cartas de condução dos quais 445 por excesso de velocidade e 66 por excesso de álcool nos condutores.
A PRM diz também que foram apreendidas 42 livretes falsos de viaturas e detidas 23 pessoas por condução ilegal.

Outras ocorrências
Sobre o recente baleamento de guardas da empresa de segurança G4S em Matutuine, província de Maputo, Cossa disse ser um fenómeno estranho, pois é a quarta vez que os ladrões “advinham” a movimentação de fundos em viaturas desta empresa.
“As tesourarias e operações desta empresa estão envolvidas nestes esquemas de assaltos. Da maneira como estes factos ocorrem leva-nos a concluir que o roubo não foi casual”, acusou o porta-voz do Comando Geral da PRM, acrescentando que já aconteceram assaltos similares na cidade de Maputo e nas províncias de Maputo, Tete e Zambézia.
Ainda na província de Maputo foi detido um jovem de nome Carlos indiciado no roubo de uma viatura de marca VW. No distrito de Manhiça, está a contas com as autoridades policiais um tal de Alberto, 48 anos, indiciado de homicídio voluntário contra a sua esposa.

Já na cidade da Beira, em Sofala, encontra-se detido João, 25 anos, indiciado da prática de homicídio contra a pessoa de Patrício. Na mesma cidade, encontra-se detido Mateus, 32 anos, indiciado no furto de 120 litros de combustível no porto da Beira. A Polícia não forneceu os apelidos dos indivíduos a contas com as autoridades.

Mãe joga filha na latrina
Uma senhora identificada pelo único nome de Mimosa, 31 anos, e residente no bairro de Magoanine, arredores de Maputo, encontra-se detida na 14ª Esquadra da PRM, acusada de prática de crime de infanticídio contra o seu filho.
Pedro Cossa não entrou em pormenores sobre este assunto, tendo apenas dito que a neutralização de Mimosa foi graças a denúncia dos vizinhos que vendo ela sem o bebé, por alguns dias, começaram a desconfiar.

Num outro caso, uma criança, disse Cossa, foi surpreendida a tentar efectuar compras num estabelecimento comercial com uma nota de 500 meticais falsa. Investigada, a menor disse que havia subtraído o valor num envelope que o tio havia deixado em casa. Já na residência da criança, a Polícia foi apreender outros 11.500 meticais falsos e neste momento diz estar à procura do dono da casa que se encontra “em parte incerta”.

(Claudio Saúte) 2010-09-01 07:43:00

Sem comentários:

Enviar um comentário