quarta-feira, 4 de março de 2009

Lendas. O fundador de Cabo verde


«DOCUMENTAÇÃO (Livro de casamentos celebrados pelo Padre Antônio João de Carvalho, o fundador de Cabo Verde).

Primeiro casamento – Os documentos referem-se aos assentos de casamentos de: "Manoel Moreira, morador no Bairro de São João, com Eufrázia Rodrigues de Araújo, moradora no Ribeirão do Assunção, natural da freguesia do Ouro Fino, deste bispado, filha legítima de Manoel José de Araújo, natural das partes de Portugual e de Maria Rodrigues, preta natural da Freguesia de IBITURUNA, do bispado de Mariana, neta por parte paterna, não souberam dizer e pela materna, neta de João Pereira Santiago, "PRETO CABO-VERDE", e de Páscoa também natural da cidade da Bahia. Testemunhas: Manuel de Sousa Vieira e Jerônimo Corrêa do Amaral.


Segundo casamento - "De Valentim Teixeira, morador no Córrego Assunção, natural de Lavras do Funil, Bispado de Mariana..." Com Maria da Costa, natural e moradora desta freguesia, filha legítima de Manoel José de Araújo, natural das partes de Portugal e de Maria Rodrigues, preta natural da freguesia de IBITURUNA, nesta pela parte materna de João Pereira Santiago, "PRETO CABO-VERDE", e de Páscoa, também preta natural da Cidade da Bahia. Testemunhas: Capitão Mor Francisco Gomes de Castilho e Bento de Godoy Pinto".

Em nenhum outro documento encontramos tamanha evidência, como neste, da presença de um elemento que pudesse ter sido a causa da denominação do lugar. Supõe-se que tenham sido eles os seus primeiros moradores. Acreditamos ser esta a hipótese mais próxima da verdade.»

http://www.caboverdemg.com.br/modules.php?name=historia&&stop=1

Foto: http://iriscelta.multiply.com/photos/ Visite-me também em: Universal, Universe, Medicina, X-Files

Sem comentários:

Enviar um comentário