sábado, 6 de fevereiro de 2010

«Bonanza - A História !»


Em homenagem a Pernell Roberts, recentemente falecido e a todos os que deram vida a BONANZA, a série televisiva inesquecível que divertiu muita gente nos anos 60.


«Quando o produtor David Dortort vendeu a idéia à NBC de criar Bonanza, ele pensava que poderia fazer algo realmente diferente dos esquemas televisivos da época e mudar a velha fórmula dos Westerns.

http://www.bricabrac.com.br/bonanza_historia.htm

O que ele não fazia, era idéia de que estava criando um verdadeiro fenômeno que perduraria no ar por incríveis 14 anos, com um impacto igual ao do primeiro dia de exibição nas TV de todo os Estados Unidos, e imediatamente após, disseminado ao redor do mundo, seus personagens passaram a ser idolatrados por milhões de fãs, Bonanza é mais do que um Western sobre um homem e seus três filhos, trabalhando como uma família, na rústica e violenta era do Velho Oeste.
Bonanza se tornou um pedaço de tudo aquilo que forjou a cultura Americana.
Ben Cartwright e seus filhos Adam, Hoss e Little Joe tornaram-se nomes familiares, inclusive para pessoas que nem haviam nascido quando o seriado estreou pela primeira vez, o tema de abertura de Bonanza era imediatamente reconhecido em qualquer lugar.
Bonanza continua sendo um nome popular por conta de re-edições nos Estados Unidos e outros países, disseminou Fã Clubes pela Internet e conquista novos fãs a cada vez que é re-apresentado.
David Dortort, um escritor que se tornou produtor cinematográfico, queria criar um conceito de entretenimento que fizesse oposição à imagem empavonada de machões pintada pela maioria dos espetáculos televisivos dos anos 50. Ele desejava que seus personagens fossem homens fortes; ele os vislumbrava como descendentes diretos dos Cavaleiros da Távola Redonda, adaptados à cena do Velho Oeste - homens com forte formação moral, que combateriam o mal e trariam a justiça para uma terra indômita.
David Dortort criou Ben Cartwright como o forte patriarca, um pai que moldaria seus três filhos independente da educação da terra e do ambiente hostil. Para tanto Dortort emprestou a cada um dos filhos características únicas e diferenciadas. Adam, era o intelectual, filho mais velho, era dado a usar mais o cérebro do que a força. Hoss era o "Gigante Gentil", um homem dotado de força descomunal e com um coração de ouro. Little Joe era o filho mais novo, irresponsável, impulsivo e o coração mais romântico de todos.
Para justificar estas diferenças nas personalidades dos três filhos, Dortort, deu a cada um deles uma mãe diferente, fazendo com que Ben Cartwright tivesse sido casado 3 vezes. Assim como na mitologia de Camelot, os Cartwright receberam do autor, a incumbência de guardiões do Rancho Ponderosa, um império de cabeças de gado, madeira e minérios nas montanhas de Nevada, perto do lago Tahoe. Bonanza foi um dos primeiros seriados de TV com um enderêço fixo, sem as famosas andanças de seus mocinhos por paragens e cidades do Oeste, eles tinham uma terra para defender e faziam dela sua base.
Em Bonanza, os Cartwrights se viram de fronte a uma variedade de personagens e situações que na maioria das vezes batiam à sua porta. Inicialmente a NBC desejava estrelar Bonanza com atores famosos, sentido que precisaria de nomes para atrair audiência. Dortort persuadiu a rede de televisão a desistir desta idéia, com a afiramação de que poderia obter imenso sucesso com atores totalmente desconhecidos; ele convenceu a NBC uma emissora nova àquela época de que forjaria suas própria estrêlas.
Dortort teve na verdade uma acurada percepção dos resultados do seu projeto.
Foram escalados Lorne Greene para o papel de Ben Cartwright, que era conhecido antes da série pela sua voz poderosa. Um canadense, ficou conhecido pelo apelido de "A Voz do Canadá", título que recebeu pelas inúmeras produções de rádio em que fez a locução naquele país. Pernell Roberts encarnou o papel de Adam, Dan Blocker personalizou Hoss e Michael Landon fez Little Joe. Todos os 4 fizeram anteriormente, inúmeros pequenos papéis na TV Americana, mas nenhum deles era conhecido do grande público; o que mudou rapidamente assim que Bonanza entrou no ar.

O primeiro episódio de Bonanza foi levado às telinhas da TV em 12 de setembro de 1959. Bonanza atingiu sucesso imediato. Pelas suas 2 primeiras temporadas, Bonanza estourou nas pesquisas de audiência e foi filmada desde o início em cores. O que lhe garantiu vida longa. A TV em cores era considerada um fenômeno àquela época e a RCA, empresa que gerou a NBC, queria uma série que encorajasse os consumidores a comprarem novos aparelhos de televisão. Os primeiros episódios traziam belissimas tomadas do lago Tahoe e todas as suas cercanias, assim como "sets"de filmagem e indumentárias de colorido forte. Bonanza ficou no ar durante 2 anos nas noites de Sábado até ser transferido para uma lacuna no horário noturno dos Domingos. Foi aí que o seriado atingiu sua maior audiência e alcançou o sucesso definitivo. Por 10 dos seus 14 anos de vida, o seriado ficou entre os 10 mais assistidos da TV americana, e, entre 1964 e 1967 foi o seriado de maior audiência na América.
Depois da primeira temporada, Lorne Greene convenceu os produtores a suavizarem seu personagem para a figura de um pai compreensivo e as vezes bondoso, ao invés de um forte e disciplinador patriarca. Roberts, Blocker e Landon tiveram seus personagens tornados mais humanos e racionais, dando-lhes mais profundidade e complexidade.
Mais cuidado foi dispendido com o "script", mudando as histórias simples para enredos mais interessantes. Em muitos casos Bonanza estava à frente do seu tempo. O seriado se valia de temas e controvérsias tais como: problemas raciais, a condição da mulher como esposa e os abusos que sofria, problemas psicológicos, o alcoolismo e os matadores de aluguel. O interesse da audiência era mantido através de contrastes forjados pelos que escreviam os roteiros. Numa semana um episódio podia ser um verdadeiro drama e na outra uma divertida comédia, graças ao elenco que desmpenhava com igual desenvoltura tanto drama quanto comédia; cada um deles tinha a capacidade de criar uma cena cheia de tensão, bem como emprestar ternura a seus personagens ou fazer os telespectadores morrerem de rir com suas desventuras.
Mas. Bonanza tinha algumas constantes em seus enredos, por exemplo, toda mulher que tivesse um envolvimento amoroso com um dos Cartwrights, ou morria no final ou tinha que impreterivelmente partir, deixando-os juntamente com o público de corações partidos.
Michael Landon fazia piada, dizendo que os Cartwrights deviam tomar cuidado ao cavalgar, evitando que seus cavalos pisoteassem as covas onde tinham sido enterradas todas as inúmeras mulheres que morreram durante os seriados.
Os produtores da série cogitaram por várias vezes, em conseguir uma esposa para Adam, e por diversos episódios Adam cortejou e noivou com Laura Dayton, mas protestos enfurecidos de fãs, principalmente da ala feminina, fizeram a idéia do casamento de Adam cair por terra.
Os fãs perderam a conta de quantos episódios, se não tiveram um final feliz, pelo menos foram stisfatórios. O bem sempre triunfava sobre o mal.
Os personagens sempre faziam a coisa certa, não importando o quanto isso causasse dor ou prejudicasse os Cartwrights. Ben reforçava os valores familiares com preleções e palavras de consolo.
Os telespectadores sabiam que podiam se tornar assíduos dos episódios de Bonanza, pois que nunca veriam cenas de abusos sexuais ou de violencia gartuita.
Os personagens de Bonanza se tornaram imensamente populares, suas imagens apareciam em tudo o que se pudesse imaginar, de quadrinhos a chaveiros, de lancheiras a jogos infantis.
Os quatro atores eram oferecidos como atrações em rodeios, shows de variedades, desfios de TV e especiais de fim de ano. Gravaram discos e participaram de show ao vivo em Las Vegas, eles arastavam verdadeiras multidões por onde passavam.
Apesar do enorme sucesso, Pernell Roberts se desencantou com Bonanza, ele achava que o papel não lhe conferia a variedade e a profundidade de interpretação que ele desejava. Quando ele expressou sua vontade de abandonar a série, imediatamente os produtores tentaram dissuadi-lo desta idéia. Greene, Blocker e Landon desenvolveram uma amizade e intimidade afetiva muito grande por conta de trabalharem juntos na série, mas Roberts se mantinha à distância.
Por conta deste episódio, foi ntroduzido o persoangem Will Cartright, sobrinho de Ben, interpretado por Guy Williams (o mesmo que mais tarde interpretaria .......Robinson, chefe da expedição espacial à Alpha Centauri em Perdidos no Espaço). Roberts consentiu em continuar filmando a série, assinou um novo contrato e Williams foi retirado do elenco.
Mas, ao término da sexta temporada da série Roberts manifestou novamente o desejo de deixar o elenco e desta feita os produtores consentiram.
Greene manifestou pesar pela saída de Roberts do "cast", mas ao mesmo tempo disse que os Cartwright deveriam tirar uma cadeira da mesa e continuar em frente. A saída de Roberts não arranhou os índices de audiência de Bonanza, os produtores simplesmente expandiram os papéis dos outros personagens; por exemplo, Ray Teal que fazia o papel do Sherife Roy Coffee, tornou-se mais proeminente. Na nona temporada, Candy, interpretado por David Canary foi introduzido como capataz do rancho Ponderosa, permanecendo neste papel por 3 temporadas, qunado de sua saída, um orfão adotado pelos Cartwright aparece, era Jamie Hunter, interpretado por Mitch Vogel, a idéia dos produtores era através deste personagem, atrair um público jovem para o seriado. Nos episódios em que Jamie aparecia, temas como adolecentes rebeldes e a descoberta do amor na juventude tornaram-se incompatíveis para um elenco já de idade avançada. Apeas dos esforços em manter o seriado atual, Bonanza começou a cair nos ídices de audiência, depois de 12 anos no ar. O golpe de misericórdia veio com a morte repentina de Dan Blocker em 1972, a perda do querido Hoss foi devastadora tanto para o elenco quanto para os fãs. Os produtores reagiram rápido trazendo de volta Davis Canary e recriando seu personagem Candy e acrescentando Tim Matheson como Grif, um problemático e jovem Cowboy. Mas a perda de Blocker parece que arrancou o coração da série. Bonanza atravessou mais uma temporada eventualmente relegada às noites de 3a. feira, até ser abruptamente interrompida e cancelada pela NBC. O último episódio da série foi levado ao ar em 16 de janeiro de 1973.
Mas, o fenômeno de Bonanza foi reconhecido no momento em que a NBC cancelou o seriado, imediatamente começou a ser re-exibido em cadeia de televisões ao redor do mundo, antigos fãs continuaram a assistir aos episódios e novos fãs surgiram imediatamente, a popularidade de Bonanza continuou a crescer. O elenco continuou com carreiras de sucesso após o fim da série, Michael Landon iniciou sua carreira como escritor e diretor ainda durante o sucesso de Bonanza, tornou-se um bem sucedido produtor/diretor e escritor assim como um ator popular. Lorne Greene estrelou nas séries BattleStar Galactica e Code Red. David Canary atingiu sucesso em montagens musicais e teatrais. O próprio Pernell Roberts voltou a TV estrelando am Trapper John M.D.

A despeito do sucesso em outra áreas, o elenco ficou conhecido e continua sendo identificado pelos seus personagens em Bonanza.

Ao redor do mundo os personagens Ben, Adam, Hoss e Little Joe Cartwright permanecem com público fiel. Todos os dias em algum lugar do mundo, Bonanza continua a ser exibido e continua a atrair uma legião de novos fãs.
A ênfase de Bonanza nos valores familiares e diversão limpa fazem a polpularidade da série igual a de 40 anos atrás quando foi ao ar pela primeira vez.

Assim , da próxima vez que você ouvir os acordes iniciais do tema, vir o mapa de Nevada ardendo em chamas, ou pensar em Ponderosa toda vez que uma imagem do lago Tahoe aparecer na sua frente, imediatamente vai se lembrar de Bonanza; você, assim como milhões de pessoas pelo mundo inteiro, terá encontrado as memórias mais inesquecíveis de toda a história da televisão.
Ben Cartwright Lorne Greene - 1915 - 1987
Adam Cartwright Pernell Roberts - 1928 - (vivo)
Hoss Cartwright Dan Blocker - 1930 - 1972
"Little" Joe Cartwright Michael Landon - 1936 – 1991


Imagem: http://tuppers.com/pop/_borders/bonanza.jpg

5 comentários:

  1. SIMPLISMENTE MARAVILHOSO TODO ESSE RELATO!
    SOU FÃ DE BONANZA....NASCI EM 1968!...NÃO LEMBRO QUANDO FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI O FILME, MAS ATÉ HOJE A INDA VEJO E, E QUANDO ASSISTO, A SÉRIE ME TRAZ ÓTIMAS RECORDAÇÕES!
    VC SABE ALGUMA COISA DE ARTEMOS GORDÃO E JEMES WEST?....ABRAÇOS ...VALEU!
    ASS(TATTO)
    http://zenatv.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. sempre fui e sou fã deces grandes artistas que trabalharam e trousseram alegria para o telespectadores

    ResponderEliminar
  3. Exelente serie umas das melhores que já apareceu na tv,vejo até hoje pela tcm,e não perco um dia.

    ResponderEliminar
  4. É a melhor série de tv de todos os tempos, e felizmente
    ainda hoje podemos assistir atraves do TCM que tem sempre
    boa programação para os saudosistas, ainda mais na época
    de hoje que a televisão está cheia de porcaria e programas que so degradam a família.

    ResponderEliminar
  5. Até hoje,para mim,não apareceu melhor seriado na tv,sem violência,um pai e filhos maravilhosos,abertura com um tema lindíssimo,enfim,eu não tenho palavras para descre
    ve-lo assisto sempre pela TCM,mas a TCM quase sempre está fora do ar,o q é uma pena,pq é meu canal preferido,
    mas infelizmente,tem dias que não consigo assistir BONANZA nem OS PIONEIROS,q tb e outro seriado preferido.
    Parabéns a TCM,por nos trazer a alegria de rever essas duas séries incomparáveis.Espero ver esse canal diària-
    mente sem problemas. Obrigada.

    ResponderEliminar