quinta-feira, 25 de março de 2010

António Setas. Biografia. Podemos começar a escrever uma espécie de novela


Vou falar da nascença. Tenho dois pais e três mães: o pai biológico, que me deu o seu nome (Setas) e um pai adoptivo, que me recebeu em sua casa quando eu tinha 28 meses de vida e me educou até ao dia em que fugi de casa e da tropa portuguesa, com 18 anos.
Como mães, tenho a biológica, que eu nunca vi na vida, a que me deu o seu nome (de Lacerda), esposa do pai adoptivo, e a que me deu amor durante toda a minha infância e juventude, na realidade a irmã do meu pai biológico, esposa do meu pai adoptivo, a minha "Mamã".

Podemos começar a escrever uma espécie de novela, que deixará para trás todas as corriqueiras brasileiras. Sou judeu, tenho quatro pátrias, quer dizer, não tenho nenhuma. E sinto-me muito feliz assim. Mulheres, também tenho 3 ou 4 e não tenho nenhuma. São desarrumadoras de lençóis, lavadeiras impenitentes, de roupa, louça, sentimentos e amarguras, são companheiras de passagem, que me enchem o fim da vida; são jovens e bonitas e eu penso que não mereço tanto, mas tenho-as sempre perto de mim, mesmo quando estão longe de mim. E vice-versa.

Nasceu no Lobito em 1942; fez os estudos secundários no Porto, em Portugal. Estudos na Université Libre de Bruxelles (ULB).

1967
Licenciatura em Ciências Políticas e Administrativas.

1968
Licenciatura em Ciências Sociais, secção países em vias de desenvolvimento.

1969
Candidato a Docteur en Droit (não concluído).

De 1970 a 1993, data em que regressou a Angola, não exerceu nenhuma profissão relacionada com os seus estudos. Foi sócio em Bruxelas duma empresa de média importância do ramo da hotelaria (14 empregados).
Em Luanda, depois de ter desistido de fazer negócios em virtude da complexidade do mercado e da peculiar mentalidade reinante nos meios comerciais locais, dedicou-se à escrita e obteve até à data alguns galardões:

2001
Menção honrosa do Prémio Literário Sagrada Esperança.

2002
Prémio Literário Sagrada Esperança.

2004
Prémio Cidade de Luanda de Literatura.
Menção Especial do Júri do Prémio Sagrada Esperança.

2005
Prémio Cidade de Luanda de literatura.

Imagem: blog.antesdeparis.com.br/category/frases





2 comentários:

  1. linda a sua bibliografia,
    gostaria de saber e ler mais suas escritas...
    gostei muito do livro os filhos do papá dya kota, é o unico que li, mas sei que tens mais adoraria ler...
    hermenegildocapricornio@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Que biografía tao mal feita!!!!! Até o n° das maes esta errado!!!! E' facil deixar o importante para tras……..é assim que se faz a Historia…..o que nao convém nao se conta!!!!!

    ResponderEliminar