terça-feira, 2 de março de 2010

JES Não Quer Tchizé Na Liderança Da TPA



Lisboa - São atribuídas a José Eduardo dos Santos (JES), manifestações que identificam a sua objecção quanto a questão da TPA em ser dirigida por um familiar seu, neste caso a sua filha, Tchizé dos Santos. A comiseração de JES é coadunada, com a posição de uma corrente familiar ao qual se inclui Maria Luisa Abrantes, que desencoraja a incursão da jovem.

Fonte: Club-k.net
Rabelais pretendiam comprometer PR com actos de nepotismo
No círculo familiar, esta oposição ganhou consistência após a exposição de Tchizé dos Santos num embate público que envolveu a carismática líder do Sindicato dos Jornalistas, Luisa Rogério. A filha do PR, chegou a mover um processo judicial contra aquela.
Por outro lado, altos funcionários na sede central do MPLA, em Luanda, entendem que a TPA deve ser entregue a alguém com cunho político devido à sua importância de “servidora” do regime. (entenda-se aparelho de instrumentalização)

A idéia de colocar Tchizé dos Santos na liderança da TPA, partiu da direcção cessante do Ministério da Comunicação Social. Na altura do afastamento das anteriores direcções da TPA e RNA, o então ministro Manuel Rabelais, deu a entender que a entrada da filha do PR, na empresa, correspondia a uma orientação superior.

Entretanto, elementos que se apresentam como próximos, a Tchizé dos Santos promovem, na internet, a idéia de que a mesma nunca teve pretensão de ser directora da TPA. justificam que este acto de nepotismo é de autoria do antigo Ministro Manuel Rabelais. Esta tese, dos supostos “amigos” de Tchizé é sustentada no teor de um comunicado da mesma em que dizia que era o ministro Rabelais quem lhe chamou após ter acesso as suas qualificações. Quanto à saída da jovem, no parlamento angolano que se julgava ser o primeiro passo para ser transferidas para a televisão, as mesmas figuras fazem notar que a empresaria solicitou dispensa devido ao seu estado de gravidez.

A nova ministra Carolina Cerqueira pretende nomear uma nova direcção para as empresas ligadas ao Ministério. Defendeu tal necessidade esta Quinta feira num encontro com jornalistas da RNA no CEFOJOR em Luanda. O passo da mesma é reforçado com um anuncio interno, na TPA, feito por Helder Barber, coordenador da televisão ao qual anuncia a cessação do mandato da comissão de gestão por si coordenada.

Não há ainda informação de quem venha ser o futuro PCA, conforme nova designação a ser adoptada. Antes da formação do novo governo, Manuel Rabelais pensava no deputado João Melo que terá declinado.

2 comentários:

  1. sao todos parvos apartir do numero um ate ao cem devem se preoucupar com o povo estao preoupados com liderancas devem velar pela educacao saude e saniamento basico e financeira do povo.so querem e festas e locho depois querem criticar o dug murras a angola esta a se tornar uma mornaquia dos santos no fufuturo veremos um guerra civil quando este rei morrer e depois sa duas damas vao fugir com a massa do pais a ver vamos

    ResponderEliminar
  2. voces deixem q o cesar mandar

    ResponderEliminar