sábado, 24 de abril de 2010

Roubo na Universidade Óscar Ribas em Luanda


Cada vez mais difícil formar-se em Angola, carecemos de universidade competentes e com pessoas sérias que queiram mesmo ver pessoas bem formadas, muito pelo contrário, tornou-se um negócio para enriquecer alguns peixes graúdos

Fonte: email

Meus amigos, encontro-me muito indignado com o que se passa nas nossas universidades, me refiro principalmente nas universidades Privadas...
Na sua maior parte são todas elas desorganizadas, sem pessoas competentes para fazerem o trabalho e no final da história ainda roubam os estudantes!!

Estou aqui para fala propriamente da UOR = Universidade Óscar Ribas é uma universidade muito bem localizada, encontra-se situada no talatona a zona nobre da cidade de luanda, mais o que acontece no seu interior é algo muito lamentável.
Ao Invês de terem a intenção de formar o homem,têm aquilo como uma autêntica fábrica de fazer dinheiro, porque não se admite uma faculdade não receber bourderex segunda via emitida pelo Banco o que vem me deixando ainda mais triste são os despachos que o reitor ou sei lá quem que vai emitindo!! a quando do início do novo ano lectivo foi feita a actualização do câmbio do pagamento de propínas que é no valor de $280 o câmbio do dia praticado pela mesma instituição é de 100 AKZ, isso quer dizer que eles aplicam o câmbio praticado pelo mercado informal e não instiuido por ondem pelo BNA( Banco Nacional de Angola)que é de 92 AKZ. Só para salientar que antes era pago 23.525 AKZ que era o valor de $280!!!

Primeiro Caso:
Se o aluno fez alguma prova e não tem a propina actualizada, o que acontece é que mesmo depois de o mesmo ter pago a mensalidade a nota não é lançada porque tinha a mensalidade em atraso e terá que repetir uma nova prova... senão tem mesmo zero na pauta"

Segundo Caso:
A Escola tem Guardas, aquilo até parece uma creche em que quem não tem cartão não pode passar o portão, os tais guardas são selvagens, são autênticos indisciplinados...

Terceiro Caso:
A Faculdade não emite Declarações com notas, se emitem nunca ví, porque eles temem que o aluno abandone a universidade, e se abandonar o mesmo terá que começar de novo no primeiro ano noutra faculdade

Casos Lamentável:
Os Alunos que por imperativo das suas ocupaões não fizeram a entrega dos bourderex até dezembro são obrigados copiosamente a pagarem a diferença, quer dizer que se em dezembro pagaste 23.525 e não entregaste a tesouraria da msma universidade o bourderex és obrigado a ir ao banco e pagar mais 4.475 AKZ e tem que dirigir uma carta ao reitor para ver se ele autoriza o pagamento.

... Lamentável
Se no presente ano lectivo tu fores ao banco e pagares a propina mesmo que seja antes do dia 10 que é o dia limite para não pagar a propina com multa e até ao dia 10 não fizerem entrega a tesouraria o bourdereux és obrigado mais uma vez a pagar com multa, quer dizer que n importa se pagaste com muita antecedência o importante é entregar o comprovativo até ao dia 10, senão já é pago com muilta, eu acho isso um autêntico roubo!!!
Agora eu me pergunto aonde iremos nos queixar mesmo a ver os nossos direitos a serem violados de uma forma criminosa e sem temor a ninguém!! Recordo-me o antigo Ministro da Educação o Sr Burity da Silva dizer que iriam uniformizar os preços das universidades.

Aonde neste momento encontra-se a secretaria do estado para o ensino superior que não põe o pé, que olha de forma pacífica o sofrimento dos alunos e nada faz... será que é por pertencer ao grupo Pitabel aonde tem os irmãos graudos?
... apesar de ser-mos necessitados, apesar que nos precisamos formar, mais merecemos algum respeito e merecemos mais justiça, porque eles querem enriquecer a custa de pacatos cidadãos que lutam para sobreviver... é só de lamentar tal facto.
Peço ajuda das pessoas de direito, da sociedade civíl que façam alguma coisa para que esse roubo que a Universidade Óscar Ribas tem aplicado aos alunos pare!!! Já temos sofrido de várias maneiras, não é agora que estamos a tentar nos formar que vão continuar a nos meter impedimentos..
Nós não pedimos muito, só pedimos o mínimo para que possamos nos formar bem, mais mesmo assim ainda nos dificultam o ensino, aonde essa bela terra Angola irá parar, só pensam em enriquecer os seus bolsos... é triste

12 comentários:

  1. Eu concodo plenamente com a pessoa que fez esta informação, até deveria acrescentar mais. eles dão uma etiqueta que está escrita "O FUTURO ESTÁ AQUI" é mentira, na verdade é "O ROUBO ESTÁ AQUI". mudem por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros amigos, acho que este artigo é muito ANTIGO (2010), a realidade da universidade Óscar Ribas (UOR) hoje é outra, por isso não podemos pensar que a UOR hoje (ano 2014), é a mesma do ano 2010.
      É verdade que houve uma altura (até princípios de 2011) que na UOR aconteciam coisas que os estudantes não entendiam o porque! Más haviam motivos para agir dessa forma, por exemplo: não se aceitavam copias do bourdereux do banco porque haviam muitos estudantes que apareciam na tesouraria com copias de bourdereux falsos e isso tornou-se algo normal, é por tal motivo que foi tomada essa decisão, não aceitar cópias.
      Por outra sempre que qualquer um estudante quisesse ou quer uma declaração com notas ou sem notas, é sô ir à secretaria académica e fazer a solicitação, não é e nunca foi negada a ninguém, porque é um direito que os estudantes têm.

      Quero esclarecer alguns pontos deste artigo:

      Toda universidade de ensino privado, cobra uma mensalidade pelos serviços que ela fornece aos estudantes (aulas teóricas, práticas, laboratórios, etc), por tanto, se o estudante não pagar em tempo essa mensalidade, não têm direito de receber esses serviços, e por tanto, não têm direito de entrar as salas de aulas e usufruir desse benefícios, para isso estão os seguranças, para controlar o acesso à universidade, não porque seja uma creche, neste caso, os indisciplinados são os estudantes que não pagaram em dia as suas propinas, sabendo que têm um prazo limite para isso. Infelizmente, todo serviço privado é assim, não sô as escolas, vai a alguma clinica privada, sem dinheiro para ver se vão-lhe atender. O sistema privado é assim, você paga por receber um serviço (sem dinheiro não há serviço).
      Amigos, eu trabalhei, estudei e formei-me na UOR o ano passado (dezembro 2013), e não tenho queixas dessa universidade porque os problemas, em sentido geral que podemos encontrar nela, são praticamente os mesmos problemas que vamos encontrar em outras.

      Eliminar
  2. ACHO Q ESSAS UNIVERSIDADE TEM Q MUDAR É PARA O BM DA NOSSA PÁTRIA...

    ResponderEliminar
  3. meu caro me desculpa sou aluna desta instituição mas sou obrigada a discordar contigo não sei em que ano estás mas ja lá estou a três anos e na altura em que entrei houve a crise económica o cambio subiu muito e a nossa universidade continuava a fazer o cambio de de 86 os bancos comerciais praticavam um cambio superior imagina o numero de alunos que a nossa universidade tem por cada aluno qto em dinheiro eles perdiam.
    não seja injusto eu axo que se tu não estás satisfeito vai pra outra instituição tenho muitos colegas que fizeram isso e não precisaram voltar para o primeiro ano assim como eu estão a fazer o terceiro ano e se não queres ter problemas nas provas paga a tua propina a tempo é tão simples como tudo eu creio que se tu fosses empresário agirias de forma parecida como a deles se os teus professores não aparecerem vas reclamar a instituição precisa do teu dinheiro para fazer o salário deles MUDA A TUA CONSCIENÇIA o nosso sistema de ensino não é muito aceite esse tipo de informações que tu publicas não será favorável no teu diploma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima, Bom dia. Publicaste isso contrariando o colega que redigiu a informação acerca da Universidade, mas se verdade se diga a UOR é mesmo um caos, é extremamente desorganizada parece um colégio de baixa categoria. Eu também frequentei aquela Universidade mas fiquei cansado com o fraco sistema de ensino e decidi procurar uma instituição mais séria que desse uma resposta satisfatória ao meu insaciável desejo de "aprender". Na UOR importam-se mais com a "MASSA" do que realmente em afirmar os estatutos da Instituição, e do formando. Como é que voce, que está no 3º ano, ou qualquer coisa parecida escreves "consciência" com "ç". O que é que estás a fazer alí??? Quem te colocou alí??? Só deves estar a brincar isso sim....rsrsrs

      Eliminar
  4. muita coisa de facto carece de melhorias,tipo:só sabes k foste ao recurso,no mesmo dia marcado p/recurso.prof.muito ocupados,com vários empregos dão as provas a outras pessoas ,muitas vezes nem são licenciadas para a correcção,prof.sem formação pedagógica ,carteiras colectivas(dois),não consegues aceder via net, as tuas notas, enfim...xtou no 3º ano de direito, e não imaginem a qtdade de sapos k tive de engolir.

    ResponderEliminar
  5. boa tarde Universidade.eu nao tenho nada contra esta universiadade.ate porque eu tenho amigos k ali estudam falam sempre da escola deles.mas eu queria saber se ainda tem matricula aberta pra o curso de psicologia mas no turno da noite??? espero uma resposta por vossa parte obrigado

    ResponderEliminar
  6. meu Deus! estou com medo, eu tinha uma boa imagem da universidade,que ate ja tinha pensado em fazer a minha matricula para o ano de 2013.agora confesso que nao sei o que fazer ya!...

    ResponderEliminar
  7. Essa universidade deve ser muita rasca..com um site tão ranhoso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu deu não julguem assim da universidade Óscar Ribas porque cada universidade tem o seu regulamento ,visto que a propina e paga de 1 há 10 faro disto o aluno tem uma multa que sobe de 5 a 5 dias e quanto aos bourderex a universidade não considera a data de deposito mais sim a data de entrega mais contudo vamos há que dizer que as proprietário das universidade em angola tenhem muito que trabalhar com as outras universidade para terem o plano para qui não aja mais roubo .

      Eliminar
  8. Tenho revelações sobre a corrupção nesta instituição nesta página: http://universidade-oscar-ribas.blogspot.com . A Professora Cristina Oliveira, o Mestre Lutocanesso Manuel, e a Coordenadora & Professora Maria Alexandrina Buzi Mingas não sabem escrever. Não conseguem escrever o conteúdo académico e fazem provas com erros e desorganização.

    ResponderEliminar