quinta-feira, 3 de junho de 2010

Quem é Emanuela Vieira Lopes?


Engª Emanuela Vieira Lopes

Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes, casada, natural do Luena, província do Moxico.

Passou grande parte da sua adolescência em Cabinda onde concluiu os seus estudos primários e secundários, tendo-se transferido para Luanda. Nesta cidade iniciou o Curso de Engenharia Electrotécnica na Universidade Agostinho Neto (UAN). Mais tarde segue para Rostov (Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), onde concluiu, com distinção, o Mestrado em Engenharia Mecênica.

http://www.radiacaouir.com/edicao_01/figura_01.html

Em termos profissionais, frequentou um conjunto de cursos e estágios nas áreas de gestão estratégica, chefia e liderança, produção, manutenção e conservação de equipamento hidráulico e electromecânico, sistemas de geração (geradores, turbinas, equipamentos hidromecânicos e de movimentação de cargas), em diversos países. Emanuela Vieira Lopes visitou grandes centrais eléctricas do globo, incluindo Quatro Gargantas (China), Itaipú (Brasil e Paraguai) e ainda Krasnoyarsk, Novosibirsk, e Sayan-Shush'sk (SayanoShushenskaya) na Sibéria (Rússia).

Em 1989 foi admitida no Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), como Engenheira Estagiária da Base Capanda. Trabalhou em diversas áreas, entre as quais as de montagem de equipamentos de engenharia, inspecção, testes, negociações, supervisão de trabalhos de montagem, passando em 1998 ao cargo de Assessora da Direcção Geral do GAMEK para a fabricação, montagem e manutenção de equipamento.

A sua actividade profissional levou-a estar envolvida em diversas actividades, trabalhando durante algum tempo, em representação do Gamek, como especialista para questões técnicas nos trabalhos de reabilitação dos Aproveitamentos Hidroeléctricos (AHE) do Biopio e Matala.

Em 2004 é chamada a desempenhar o cargo de Coordenadora da Comissão de Gestão do GAMEK. Em 2005 foi nomeada Directora Geral desta instituição.

Nessas funções terminou com êxito a Fase I do Aproveitamento Hidroeléctrico de Capanda em 2005, com os dois primeiros grupos de 130 megawatts cada, tendo em 2007 terminado a Fase II. Actualmente, Capanda é o maior empreendimento hidroeléctrico do país com uma capacidade instalada de 520 megawatts.

Em outubro de 2008 toma posse como Ministra da Energia de Angola.

1 comentário: