quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Falta de lucro retrai investimentos externos

Maputo (Canalmoz) – A falta de garantia do retorno dos investimentos efectuados em Moçambique está a levar alguns investidores estrangeiros a retirarem seus negócios em Moçambique. É o caso das multinacionais Corridor Sands e PHBilliton, que abandonaram a exploração das Areias Pesadas de Chibuto. A mesma razão é apontada como estando na origem do cancelamento da construção de duas refinarias em Moçambique, especificamente em Matutuine, na província de Maputo, e Nacala-Velha, na província de Nampula.
Esta análise é do director do Gabinete dos Estudos Económicos do Millennium bim, Omar Mithá, em entrevista ao Canalmoz.
Os projectos das refinarias, por exemplo, envolviam altos investimentos. A instalação da refinaria de Matutuine, pela “Oil Moz”, era avaliada em 8 mil milhões de dólares norte-americanos. A “Alr Logística Lda.” também desistiu de instalar uma refinaria em Nacala-Velha, do outro lado da Baía de Nacala relativamente ao Porto de Nacala nova.
“Houve falhas ao se embalar sem se verificar a questão de lucros. Em Chibuto já haviam famílias reassentadas, casas alugadas, entre outras despesas. As refinarias de Matutuine e Nacala-Porto são, entre outros, projectos que não tiveram garantias de lucros’’, disse Mithá.
Dando exemplo do “caso da Mozal”, Mithá disse que neste momento a multinacional “não está em condições de recuperar o preço do alumínio no mercado internacional, mas como na altura de implementação a questão de lucros estava salvaguardada, o empreendimento continua a funcionar em pleno”.

Projecto de petróleo é rentável

Quanto ao projecto da exploração de petróleo na bacia de Rovuma, Mithá considerou que é rentável, porque “neste momento o preço de petróleo no mercado internacional é favorável” a investimentos na área.

(Cláudio Saúte)

2010-10-20 07:13:00

Sem comentários:

Enviar um comentário