domingo, 30 de setembro de 2012

Evento promovido pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo


Brasil: 47 casais gays unem-se em casamento colectivo
Quarenta e sete casais homossexuais, femininos e masculinos (alguns dos quais já vivem juntos há mais de vinte anos), oficializaram a sua relação numa grande cerimónia colectiva na cidade de São Paulo, Brasil. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, foi totalmente gratuito.
Por:Domingos Grilo Serrinha, Correspondente no Brasi
Dos 47 casais, 32 são formados por mulheres e 15 por homens. Todos formalizaram a sua relação fazendo um contrato de união civil estável homoafectiva na presença de advogados, juízes e notários especialmente convocados para o efeito.
Esse contrato equivale, na prática, ao casamento civil entre pessoas de sexos diferentes. Após a sua assinatura, as duas partes passam a ter direitos semelhantes aos de casais heterossexuais, como segurança social, partilha de bens em caso de separação e direito a herança e reforma em caso de morte do outro.
No amplo recinto do Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista, além dos casais, compareceram largas centenas de padrinhos e convidados. Como é praxe numa situação desta, seja qual for a orientação sexual dos envolvidos, após a oficialização da união seguiu-se uma grande festa, que, tal como a parte oficial do evento, foi custeada pelo governo paulista. 

Sem comentários:

Enviar um comentário