terça-feira, 2 de março de 2010

Empresa Contrata Jardineiros Portugueses Para Trabalhar Em Benguela



Benguela - Mais uma história de jardim agita a opinião pública em Benguela, incidindo desta vez, não sobre milhões de dólares, mas sobre a presença de jardineiros portugueses, estimados tipo de mão-de-obra importada, supérflua porque não especializada.

Fonte: Apostolado CLUB-K.NET

Dirigente alega que não há experts angolanos

Foram trazidos em Angola pela empresa ‘Angolaca’, que presta serviços de construção civil ao Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN), de acordo com o correspondente da ‘Rádio Ecclesia’ em Benguela.

A citada empresa afectou-os na capital nas acácias rubras, nos trabalhos de reabilitação e manutenção em curso dos jardins locais.

Indignação

Entretanto, a sua presença e sua alegada pouca qualificação estão a indignar forças vivas de Benguela entre estudantes, populares e políticos da Oposição.

«Este gesto confirma a politica de exclusão e de violência social, direi mesmo de terrorismo contra a população local», reagiu o estudante Armindo Marques aos microfones do correspondente da Ecclesia.

Abundou no mesmo sentido a cidadã Marinela de Augusto, sustentando: «que trouxessem apenas o conhecimento e os angolanos passassem eles próprios a tratarem da beleza do seu pais. É triste perante a percentagem do desemprego no país».

«Este governo não quer nada com os angolanos. Estamos independentes há cerca de 30 anos. Há angolanos que podiam ser profissionalizados e especializados», indignou-se o político Francisco Viana, do Bloco Democrático.

Estamos a falar em “experts”
O delegado provincial do GRN, general Andrade, refutou esta posição, defendendo a perícia dos contestados jardineiros.

«Estamos a falar em “experts”. Eu não me lembro ter visto em nenhum sítio aqui os nossos “experts” estarem a dedicar-se à jardinagem. Por este motivo, temos que nos preparar a subir o nosso nível», afirmou.

Observou, ainda, que «não é simplesmente dizer que porque estão europeus agora a tratar do jardim e a gente tem que ir ocupar o lugar deles. Não. Nós temos que estar paralelos a eles, com o concedimento deles para podermos trazer o mesmo rendimento que eles trazem.»

«Se a gente continua a pensar que jardineiro é o último dos homens na cadeia do conhecimento, então vamos continuar a ter os jardins como a gente tinha», rematou.

Entretanto, o correspondente da emissora católica soube que a administração municipal de Benguela foi marginalizada no contrato que possibilitou o emprego dos referidos jardineiros. O contrato envolveu somente a parceria do executivo do governador provincial Armando Cruz Neto como o GRN.

1 comentário:

  1. nós deviamos ter vergonha na cara, ter que contratar jardineiros estrangeiros para tratar dos nossos jardins, só mostra que nós o povo angolano ainda tem muito que aprender.
    deixem os homens trabalhar já que nós não queremos ao menos os jardins estão a ficar bonitos e aprendam com isso.temos que aprender com esses pulas são eles que tem o conhecimento e não nós

    ResponderEliminar