sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Restrições e baixa qualidade de energia inquieta citadinos de Maputo


O director da área de distribuição da EDM na capital do país, Albertino Mourinho, promete que até 2013 o problema será ultrapassado

Maputo (Canalmoz) – Alguns bairros da cidade de Maputo, principalmente periféricos, continuam a ser afectados por restrições e/ou avarias constantes no sistema de distribuição de energia eléctrica. Há ainda os que consomem energia de baixa qualidade. A situação tem causado imensos transtornos aos citadinos. Estes queixam-se de que quando solicitam as equipas técnicas da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), nem sempre vêm os problemas com que se debatem, resolvidos com satisfação.
Há dias, os bairros do distrito KaMubukwana consumiram corrente eléctrica da EDM com restrições, devido a problemas num dos transformadores da nona subestação que alimenta aquela jurisdição. A EDM tem conhecimento da questão. Por isso, no último sábado convocou uma conferência de imprensa para se justificar. Mas enquanto não se resolve definitivamente o problema, os utentes dessa subestação, e de tantas outras que registam dificuldades similares, são sujeitos a ataques de nervos.
O director da área de distribuição da cidade de Maputo, Albertino Mourinho, reconhece que a corrente fornecida pela sua empresa a alguns bairros não tem a qualidade desejada. Todavia, as restrições e avarias que afectam a rede eléctrica nesta urbe são provocadas, em parte, pelo roubo de energia por parte de alguns consumidores e pelo aumento do número de consumidores, diz. No caso deste último factor, a EDM ainda não tem um sistema eficaz de resposta à demanda, conclui
Entretanto, Albertino Mourinho assegura que até o ano 2013 – daqui a três anos – pelo menos os clientes da cidade de Maputo estarão a consumir energia eléctrica de qualidade sem grandes reclamações. A EDM, explicou Mourinho, está a desenvolver um projecto de expansão e melhoramento da rede de modo a ultrapassar as constantes reclamações dos clientes.
De ano para ano a EDM tem vindo a anunciar novos projectos. Revela números que reflectem um incremento de usuários dos seus serviços. Contudo, paralelamente a isso, as queixas dos clientes multiplicaram-se. A qualidade da energia que chega aos consumidores é má. Para não variar, nas diferentes subestações e/ou linhas de transmissão ocorrem avarias. Os técnicos da EDM são chamados a intervir, mas raras vezes vão ao encontro de quem está a braços com os problemas.
Os técnicos da EDM, quando chegam ao local das ocorrências, interrompem o funcionamento da rede ou linha de modo a dar prosseguimento aos trabalhos o que acaba por afectar quem ainda não estava prejudicado pela avaria inicial. Aumenta assim o número de utentes que acabam por se indignar com a EDM.
Albertino Mourinho diz que esse procedimento se deve ao facto de a EDM ainda não estar a usar a tecnologia que permite os técnicos trabalharem com a rede em funcionamento. Argumenta que a EDM está a implementar um software que identifica redes de distribuição e seus possíveis problemas nas diferentes linhas e postos de transformação. A partir do momento em que esse novo recurso estiver em uso garante que será possível proceder a concertos que forem necessários sem prejudicar tanto os utentes.

(Emildo Sambo) 2010-10-11 06:49:00

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