sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ZIMBABWE. Fazendas confiscadas a privados usadas para caça furtiva


Pretoria (Canalmoz) - Influentes membros da ZANU-PF estão envolvidos em actividades de caça furtiva em antigas fazendas confiscadas pelo regime de Robert Mugabe a privados no âmbito da política de reforma agrária posta em prática a partir do ano de 2000. Jocelyn Chiwenga, esposa do comandante do exército zimbabweano, ZNA, e Khembo Mohadi, ministro do interior, figuram entre os nomes de indivíduos por detrás de um lucrativo negócio de abate de espécies proibidas, incluindo rinocerontes e elefantes.
De acordo com o semanário Mail & Guardian, que se publica em Joanesburgo, os zimbabueanos implicados em tais actividades têm ligações a um grupo de fazendeiros da Província do Limpopo, na África do Sul, a contas com a justiça sul-africana por abate de rinocerontes.
A fonte refere que os chamados veteranos da luta armada do Zimbabwe, activistas da ZANU-PF e agentes dos serviços de segurança, CIO (Central Intelligence Organization), operam em antigas fazendas privadas situadas em diversas áreas do país, que se estendem de Victoria Falls a Beitbridge. Para além da venda de peles, pontas de elefante e de rinoceronte, a caça furtiva serve ainda para alimentar membros e apoiantes do partido ZANU-PF. Nos princípios do corrente mês, foram abatidos três elefantes e três búfalos em Gokwe, na zona oeste do país e que serviu de palco a um comício daquela formação política para assinalar o lançamento do Banco de Desenvolvimento de mulheres empresarias.

(Redacção) 2010-10-14 06:05:00

Sem comentários:

Enviar um comentário