terça-feira, 16 de novembro de 2010

Primeira-dama de Angola recebe troféu "Raça Negra" no Brasil


A primeira-dama de Angola, Ana Paula dos Santos, foi homenageada, esta segunda-feira, no Brasil com o tropeou Raça Negra- Coração de Estudante 2010, pela sua postura activa a favor das populações menos favorecidas”.

http://www.apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=4541

A distinção é da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, que anualmente distingue as figuras de raça negra que mais se destacam em todo o mundo.

A vice-presidente da Afrobras, Ruth Lopes, defendeu a escolha da primeira -dama de Angola na oitava edição do maior evento da raça negra no Brasil.

“A escolha institucional recaiu em Ana Paula dos Santos pelo seu engajamento à causa, pois são-lhe reconhecidas iniciativas de apoio às necessidades nacionais da mulher rural e seu desenvolvimento, à saúde materno-infantil e à situação das crianças” – justificou.

Revelou ainda que “como presidente da Fundação Lwini, a indicada tem-se empenhado e conseguido angariar fundos para a execução de projectos de apoio às vítimas civis de minas terrestres e às comunidades rurais”.

A Ana Paula dos Santos é ainda reconhecida o seu papel como presidente honorária de várias organizações filantrópicas, como o Comité Internacional para a promoção Económica da Mulher Rural, a Associação Mundo do Amor, a Associação de Cegos e Amblíopes de Angola e do Centro de Meninas de Rua.

Igualmente como madrinha do Hospital Pediátrico de Luanda, tem sido total o seu engajamento na mobilização de apoios para a melhoria da prestação do serviço social da instituição, e colaboração na evacuação, para o exterior do país, de crianças com patologias graves.

Formada em direito, Ana Paula dos Santos é Presidente da fundação “Lwini”, cuja missão é a angariar fundos para execução de projectos de apoio às vítimas civis das minas terrestres e às comunidades rurais.

A Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras) é uma organização não-governamental, fundada em 1997.

Tem por finalidade trabalhar pela inserção socio-económica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. No âmbito nacional, realiza actividades de informação, formação, capacitação, qualificação e acções para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Dos seus projectos constam a Faculdade Zumbi dos Palmares, o programa “Negros Em Foco” da TV Aberta, a Revista Afirmativa Plural, a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro, a Afrobrasnews - Agência Internacional de Notícias, a TV Zumbi, e o Troféu Raça Negra.

O grande homenageado desta edição é o cantor e compositor brasileiro, Milton do Nascimento.

Outras personalidades internacionais premiadas são o vice-presidente de relações governamentais da American Express, David Morgan, o Rev. Dr. Jerome King Del Pino, Secretário-Geral das Instituições Metodistas em todo o mundo e o Dr. Ken Yamada, assistente Especial da Secretaria-Geral e responsável pelo Fundo Metodista de Educação Global e Desenvolvimento de Lideranças.

Imagem: opais.net

1 comentário:

  1. Lol. Muito engraçado! Pena não terem instituido o trofeu dos inimigos da raça negra e assim também o podiam atribuir a ela e ao marido pelo tanto que têm feito ao longo de tantos anos para manter a generalidade da população do país, que governam de forma ditacturial, na mais absoluta miséria, sem acesso a cuidados de saúde, educação e outros bem e serviços da mais básica e elementar necessidade para que qualquer ser humano viva de forma digno.

    Isso claro, tem um nome: é racismo!

    Assinado: Branco Mpélelé.

    ResponderEliminar