segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Adelino Timóteo vence Prémio BCI de Literatura 2011



Maputo (Canalmoz) - O escritor e jornalista do Canal de Moçambique, Adelino Timóteo, venceu o prémio literário BCI, com uma compensação monetária de 200 mil meticais. Timóteo concorreu com a obra poética “Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida” que foi distinguindo como a melhor obra editada em Moçambique por um autor moçambicano em 2011.
“Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida” é uma obra poética de 48 páginas com um valor estético-literário pautado por um lirismo grego-latino, um lirismo clássico de Luis Vaz de Camões.
O Presidente do Júri, Ungulani Ba ka Khosa justificou a distinção da obra dizendo que nela “o autor manter acesa a prosa poética no meio literário nacional, não muito explorado no país. A obra vencedora sustenta de forma particularmente sublime na fértil imaginação que vem guiando a escrita do autor, e espera-se que esta obra sirva de catalisador da escrita (imaginativa e crítica) e leitura do género, cuja afirmação, outrora exuberante, tende a “apagar-se” no espaço literário moçambicano.
O Prémio BCI de Literatura 2011, no valor de 200.000 Meticais, foi entregue pelo Administrador do BCI, José Rodrigues, ao representante do escritor Adelino Timóteo que se encontra neste momento fora do País. A cerimónia decorreu na Mediateca BCI e foi dirigida pelo Secretário-Geral da AEMO, Jorge Oliveira. Assistiram ao acto muitos dos mais conceituados escritores moçambicanos, assim como responsáveis pelas maiores editoras do País. (Redacção)

Sem comentários:

Enviar um comentário