terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fotógrafo moçambicano expõe na Holanda





Maputo (Canalmoz) - A Galerie 23, no coração de Amesterdão, apresenta desde 22 de Janeiro “Grooves of my Soul”, uma exposição fotográfica da autoria do fotógrafo moçambicano Emídio Josine. A exposição comporta 20 fotografias a cores e a preto e branco, que traçam o percurso deste jovem artista.
A mostra fotográfica, uma homenagem a Ricardo Rangel, falecido ícone do fotojornalismo moçambicano, tem por objectivo principal mostrar Moçambique no mundo, mas também fazer uma comparação do contexto sócio cultural entre África e Europa no que se refere ao estilo de vida, às liberdades individuais, ao trabalho e às diversas formas de expressão.
Josine mostrou-se bastante satisfeito em mostrar o seu país além fronteiras e encontra-se optimista em relação a projectos futuros, visto que o seu trabalho foi bem recebido e teve uma nota positiva do público holandês, mas também de vários moçambicanos que residem em Amesterdão.
“Espero continuar a difundir a nossa arte, cultura e a maneira de ser e dentro dos possíveis viajar por vários países de modo a colher várias experiências”, afirma o artista que se encontra em Amesterdão a estudar Cinema na ‘Rietveld Academie’.
“Emídio regista o que lhe chama atenção no seu quotidiano de uma forma espectacular. Ele junta nas suas imagens a arte e o modo de vida dos povos, descobrindo detalhes de várias sociedades. Com o seu olhar, junta vários saberes e conhecimentos. Numa primeira fase apenas em Moçambique e numa fase posterior na Europa. As suas fotos conseguem chamar à atenção para as diferenças socio-culturais. É como se estivesse introduzindo um elemento de ficção nas suas fotos”, referiu Rob Perrée, crítico na Imprensa holandesa.
Ainda segundo Perrée, estamos perante um belo documentário em que se nota claramente a relação entre o fotógrafo e o meio que o rodeia. “Embora Emídio não esteja ciente, vejo também semelhanças com dois fotógrafos americanos Robert Frank e Eugene W.Smith”, sublinha o jornalista holandês.
As fotografias captadas em Chibuto, Maciene e Marracuene (Moçambique), Colónia e Munique (Alemanha) e Amesterdão (Holanda) mostram o género fotográfico documentário uma marca da grande influência de Ricardo Rangel (1924-2009) e do fotojornalismo de reportagem clássica das décadas de 60 e 70. (Ismael Miquidade/ Redacção)

Sem comentários:

Enviar um comentário