segunda-feira, 28 de junho de 2010

Uíge. Solicitada colaboração da sociedade para o combate à pólio



Uíge- O vice-governador do Uíge para os Serviços Técnicos, Nazário Vilhena Pedro Bomba, pediu hoje, na regedoria de Cazanga, município do Negage, a colaboração da sociedade da região para a prevenção e combate ao vírus selvagem da pólio.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/saude/2010/5/23/Solicitada-colaboracao-sociedade-para-combate-polio,8f9f06fb-0627-4ef6-be42-c0f3d1e4437c.html

O responsável fez o apelo no acto de abertura da primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, a decorrer de 11 a 13 de Junho corrente em todo país. Nazário Vilhena que representou o governador da província, Paulo Pombolo, recordou a população que a poliomielite é uma doença que pode comprometer a vida e o futuro das crianças, caso não seja combatido tomando “as gotas milagrosas”, administradas no âmbito da campanha de imunização.

“Papa, mamã, não encarar a pólio como simples gripe. É uma doença que se não for prevenida, pode comprometer a vida da criança para sempre”, lembrou.

O director provincial da Saúde do Uíge, Benge Moco Henriques, apontou a necessidade de conter a transmissão do vírus selvagem da pólio, como principal objectivo da realização da actual fase da campanha de vacinação contra a pólio iniciada hoje.

Explicou que a campanha, que contempla duas fases na província, consta da estratégia do Governo de Angola para a limpeza do vírus, tendo em conta o surgimento de casos em algumas províncias do país.

Benge Moco Henriques pediu, para tal, a colaboração de todos os parceiros sociais da saúde, como organizações não governamentais, igrejas, autoridades tradicionais, com vista a alcançar os objectivos almejados.

“Todos devem contribuir para levar junto do vacinador as crianças que ainda se encontra na fazenda, na lavra ou dentro de residência para que possam ser vacinadas”, frisou.

Para o êxito da mesma, que prevê vacinar 385 mil 489 crianças menores de cinco anos, está em serviço uma comissão de 108 pessoas, 16 assessores municipais, igual número de supervisores, 32 monitorizadores, mil 712 vacinadores com 214 supervisores e 447 mobilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário