domingo, 10 de outubro de 2010

Instalações do Gabinete de gestão do Uíge em estado de abandono


Domingo, 10 Outubro 2010 17:25

Lisboa - O gabinete Técnico de Gestão dos Programas dos Investimentos Públicos (GTGPIP) da Província do Uíge encontra-se numa aparente situação de paralisação. As suas instalações localizada nas imediações da antiga fabrica de refrigerantes Bangola do norte estão inactivas e cheias de capim (que cresceu). O seu coordenador Pedro Luis da Fonseca não é igualmente visto na província.

Fonte: Club-k.net

O GTGPIP é uma estrutura criada pelo Presidente José Eduardo dos Santos para as províncias que na altura estavam a ser dirigidas por governadores provenientes da UNITA, a luz dos acordos de Lusaka. A criação desta estrutura produziu desconfianças de que serviriam para actuar com o estrutura sombra destinada a anular eventuais protagonismo dos governadores do partido de Jonas Savimbi.

Em províncias como Kuando Kubambo, Uige e Lunda, o GTGPIP tinha a missão de ter sob sua alçada as obras de construção. Tem o seu próprio orçamento e os investimentos para as províncias passam igualmente por este gabinete de iniciativa presidencial.

Ao tempo do consulado do Governador Mawete João Baptista, este denotada desconfortado com a situação tendo inclusive advertido ao Presidente sobre a desnecessidade da existência do referido Gabinete.

Nesta mesma província o GTGPIP foi responsável pela compra de aparelhos, viaturas para a delegação da TPA, e pela construção de algumas escolas. Foram também gastos “milhões” com a electrificação da cidade através de placas solares. Em menos de dois anos, os postos deixaram de funcionar. O actual governador Paulo Pombolo teve de ordenar a montagem de outros postos. (Foi também aprovada a minuta da Segunda Adenda ao Contrato de Empreitada para a Construção do Sistema de Transmissão de Energia Eléctrica de 220 KV Uíge-Maquela do Zombo).

A província é actualmente dirigida temporariamente por um Vice- governadore, Nazário Pedro Vilhena Bomba que responde pelo Sector de Organização e Serviços Técnicos. O governador Paulo Pombolo encontra-se a mais de três meses, em Espanha, por razões de saúde. Há informação salientando que o mesmo terá perdido a fala em conseqüência da doença que enfrenta. Perdeu a mãe a cerca de três semanas tendo ficado impossibilitado de se deslocar a Luanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário