quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Carro dobrável está próximo de virar realidade


Carros com uma única porta já são conhecidos, assim como carrinhos de bebê dobráveis. Agora, existe um carro com essas duas características combinadas: o Hiriko, carro elétrico dobrável que foi apresentado ontem em Bruxelas pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
O pequeno veículo não é apenas um carro inteligente: ele pode ser dobrado para minimizar a quantidade de espaço que ocupa. Dobrados, três desses veículos cabem em uma vaga de estacionamento comum.
Fazer um carro que pode ser dobrado não é tão simples como adicionar algumas dobradiças. O Hiriko tem um único pára-brisa que abre para cima, uma porta, e cada uma das quatro rodas tem um motor de acionamento, direção, freios e suspensão, deixando o interior do carro organizado e livre para ser dobrado.
As rodas dão ao carro um raio de viragem do ponto zero, podendo girar no lugar em que estão com velocidade suficiente para dirigir com segurança nas ruas da cidade. O preço aproximado do carro dobrável deve ser de cerca de 16.355 dólares (aproximadamente 28.300 reais).
Embora seja possível que o veículo seja vendido individualmente, é previsto que ele faça parte de projetos de uso compartilhado, como os programas de compartilhamento de bicicletas que são populares em muitas cidades europeias. San Francisco, Berlim, Barcelona, Malmö e Hong Kong já demonstraram interesse no programa.
Confira a galeria completa de fotos do protótipo Hiriko revelado em Bruxelas. [TheVerge]

Sem comentários:

Enviar um comentário