sexta-feira, 23 de julho de 2010

O samaritano solitário


Guangzhou, Guangdong (Southern Metropolis Daily - 5 de setembro de 2007)
Em um ônibus lotado com mais de 60 passageiros, 2 homens derrubaram uma senhora no chão e tomaram o telefone celular dela. Zheng shanbing (郑善彬), um homem de 26 anos que serviu como soldado por dois anos, se jogou de uma vez e expulsou os ladrões.

No entanto, naquele momento, outros 6 bandidos correram para o ônibus e cercaram Zheng, juntos os 8 homens o espancaram por 7 minutos. Durante os 7 minutos, os 60 passageiros se mantiveram ali, sem que ninguém viesse a ajudá-lo. Em meio ao caos, quando a senhora foi jogada na multidão, as pessoas apenas a evitaram, como se ela fosse uma praga.

Paula Góes Editora de Língua Portuguesa
http://pt.globalvoicesonline.org/2007/10/13/china-fragil-moralidade/

Quando os 8 bandidos escaparam, a camisa de Zheng estava rasgada, cheia de marcas. O telefone celular dele também tinha sido roubado. Os passageiros entorpecidos e o motorista olhavam para eles silenciosos. A senhora, sentida, lançava olhares furisos, gritando, “Onde está a consciência de vocês?! Vocês não vão dormir tranquilos hoje!”

A reportagem e a penetrante praga da senhora causaram fúria na internet contra os passageiros. Não foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu. É o que os chineses chamam de “Ver um Homem Morrendo sem Ajudá-lo”. Cansados de tanta apatia e entorpecimento, alguns internautas, mais do que lançar fúria e condenar, aproveitaram o assunto para refletir sobre a falta do bom samaritano e a degeneração da moralidade na sociedade chinesa contemporânea.
San Jieyaoxian reclamou que os padrões de moralidade de hoje em dia deterioraram:

Sem comentários:

Enviar um comentário