segunda-feira, 11 de maio de 2009

Há Quem Venda a Alma por Um Par de Sandálias de Plástico


Por A.C.P.Sábado, 27 de Março de 2004
PÚBLICO ÚLTIMA HORA

PÚBLICO – Há muita prostituição infantil em Nacala?
D. Germano Grachane – De miúdas, principalmente. Isto é um ponto marítimo, ferroviário, pedonal e aéreo. Não sou sociólogo, mas não é preciso ser especialista para ver. Aqui é normal! Ao fim-de-semana, os comboios, os camionistas. Olhe, é tempo de paz de Dezembro a Maio. É uma vida paradisíaca.

Por causa da miséria?
Sim. Uma pessoa vive longe, lá no campo, vê Nacala iluminada e é atraída pela luz. Vem, não tem emprego, não tem casa e é mãe de família, pai... Vende a alma por um par de sandálias de plástico, por um pedaço de pão. O HIV dispara em flecha. Já pedi socorro, com base nas características da cidade, e temos um pequeno centro para aconselhamento e acompamento dos infectados que não têm cura possível.

Há curandeiros que dizem que sim...
Li, no "Savana" [semanário moçambicano], o que a chefe de Medicina Tradicional do Ministério da Saúde diz: "Não tenho provas para mostrar que não podem curar". Seria um "boom" científico.

Há hipótese de os curandeiros estarem a usar órgãos humanos?
Não conheço casos concretos, só posso responder com a antropologia. Aí entraria também a superstição. Estariam a fazer remédios.
Em torno do processo de Nampula, surge também a insinuação de que as congregações católicas estariam a ceder crianças para adopção internacional à revelia da segurança social...

Na minha diocese, não conheço nenhum caso de adopção. Tenho é casos de pessoas que pedem que indique alguém para mandar ajuda para estudar. Eu era o melhor aluno do seminário, em 1957, e havia um casal benfeitor – eram os meus "padrinhos". Como aconteceu comigo, acontece com outros. Isso é o tipo de adopção que se pode facilitar. De outra não sei. Como é que se manda a criança para a Europa?

Há um português retido...
Documentos falsos. O Governo acusou-o de tentar levar ilegalmente um menor. Um dos pontos negativos destas histórias de raptos é que os carros são de brancos que subornam os locais. Isto pode desencadear uma aversão colectiva. É preciso tirar essa história a limpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário