terça-feira, 5 de maio de 2009

Iriscelta


Este é um sonho que se tornou real. A terra mágica. A viagem fantástica. A natureza indomada. Manaus. O Rio Negro. O Lago Mamori. Os igarapés. O Teatro Amazonas. Os povos da floresta. Os índios. É necessário dizer que adorei esta viagem? Foram momentos de intensa conexão com a Deusa e o Deus. É indescritível.Um banho de cultura e a surpresa por encontrar um povo tão receptivo e gentil.

Sempre alimentei este sonho desde bem jovem, quando ainda era uma aluna do curso de Biologia. Sonhei até em trabalhar no INPA em Manaus. Mas o mundo é um moinho e consumiu meu mais lindo sonho. Minha vida tomou rumos inesperados. Fiz pós-graduação em Botânica no Museu Nacional, UFRJ, casei, tive 2 filhos, tornei-me professora de Biologia pra poder me sustentar e manter meus filhos...Mas a paixão pela Natureza sempre foi muito forte em mim. Finalmente, reuni coragem e resolvi passar parte de meus dias de férias em Manaus e finalmente realizar este sonho de conhecer a Mata Virgem.

Quando me aproximava da região uma moça moradora da região a Patrícia, me mostrou os locais.As fotos iniciais nos dão uma visão de cima da grande mata e de Manaus. É uma grande extensão de terra, com florestas e grande malha fluvial.
Pois, assim que lá cheguei fui a conhecer o Teatro Amazonas que tem uma estória muito interessante, pois foi construída na época do esplendor econômico da borracha, no ínvio do século XX, com materiais de diversos lugares do mundo. Atualmente, o Teatro é o centro cultural de Manaus, local onde ocorrem muitos eventos culturais.

Estive num hotel de selva, o Mamori, distante umas 3 horas de Manaus, pois eu quis conhecer as espécies de plantas e os animais típicos. Por 2 dias eu percorri rios, igarapés, varzes fui à pesca da piranha, vi o pôr-do-sol, a lua crescente, uma tempestade noturna com muita chuva, raios e trovões, mas ao amanhecer despontou um lindo sol sobre as águas do rio. O banho no rio foi muito bom e a vivência com turistas estrangeiros e o povo nativo foi muito maravilhosa.

Pois, embora falando línguas diferentes conseguimos estabelecer uma empatia, comunicação e até jogamos cartas. As refeições eram feitas numa sala de jantar onde todos compartilhavam do espaço.O dormitório era constituído de redes e algumas camas, num espaço onde não havia separação individual. Nos momentos que antecederam minha volta caiu uma forte chuva no local.O que mais me impressionou foi o interior da mata, com suas grandes árvores e vegetação cerrada de castanheiros-do-pará, palmeiras, etc. e um alto índice de humidade.O guia me deu muitas explicações a respeito da utilidade das plantas...

No restante do tempo, percorri todos os museus de Manaus que pude, principalmente, os com fauna e flora representativos da região.O bosque da Ciência do INPA, o Museu de Ciências dos japones e o Museu do Seringal foram os que mais me impressionaram, por sua diversidade de espécies e História. O Museu do Serigal Vila Paraíso é muito impressionante por ser uma réplica de um antigo local onde viveu Juca Cristão,um seringalista português. Neste local a rede Globo fez as filmagens da "Selva". Lá o guia me deu explicações detalhadas de como era feita a exploração da borracha e tudo que envolveu a estória do local.O Mercado Municipal é outro local bem curioso, por sua arquitetura e ainda é o centro comercial do porto de Manaus.

Pude ver uma exposição maravilhosa sobre a escrita chinesa e uma coleção de numismática no Centro Cultural Rio Negro, que foi no passado a residência de um comerciante alemão de borracha...
Os rituais indígenas da etnia dessano foram muito lindos e retratam um pouco dos costumes e crenças desta tribo que vive no Alto Rio Negro.
O povo de Manaus é muito simpático e amistoso, tendo a cidade uma intensa atividade cultural no entorno do Teatro Amazonas.Em fins de semana, ocorrem várias atividades culturais na praça simultaneamente, no teatro e nas casas que foram transformadas em locais de atividades culturais, tais como música, exposição de pinturas, etc. é uma cultura multifacetada, miscigenada, rica, que me emocionou a cada momento....

http://iriscelta.multiply.com/photos/

1 comentário:

  1. Pesquisando na NET as notícias sobre o Museu do Seringal Vila Paraíso encontrei o seu blog e vi que algumas informações não estão corretas sobre o Museu. Juca Tristão é um personagem do romance A SELVA, de Ferreira de Castro e o filme homônimo foi feito pela produtora portuguesa Costa do Castelo Filmes e não pela Globo. Para maiores esclarecimentos visite http://museologiodafloresta.blogspot.com
    Grande abraço e parabéns pelo seu blog! Espero que volte a Manaus!
    Vera Ferreira

    ResponderEliminar