quarta-feira, 14 de julho de 2010

Produtos africanos com acesso facilitado ao mercado da China


Pretoria - A China está a conceder acesso livre de tarifas alfandegárias a cerca de 4 mil produtos de mais de duas dezenas de países africanos, estimulando o investimento industrial chinês e o crescimento económico em África.


Xie Yajing, conselheira comercial chinesa para a África e Ásia Ocidental, afirmou recentemente ao jornal queniano, «The Standard», que o esforço para estimular as importações africanas passa também pela abertura de um centro de Exposições Africanas em Pequim, para dar maior visibilidade a estes produtos no país.
“A China assinou acordos de livre acesso com mais de 20 países africanos, para permitir a importação de mais de 4 mil produtos sem tarifas alfandegárias”, afirmou Yajing ao jornal queniano.
De acordo com a mesma responsável, as exportações chinesas para África têm-se mantido estáveis, ao passo que 23 países africanos conseguiram aumentar as suas exportações para a China.

O volume de comércio bilateral aumentou 24% no primeiro trimestre deste ano, para 27,8 mil milhões de dólares. Os dados mais recentes dos Serviços de Alfândega da China indicam que no caso dos países de língua portuguesa esta subida é ainda maior: 91% até Abril, para 25.089 milhões de dólares.
No período em análise, a China importou dos oito países de língua portuguesa bens no valor de 17 459 milhões de dólares (um aumento homólogo de 108%) e exportou mercadorias no valor de 7 630 milhões de dólares (um aumento de 60%).

(Redacção /macauhub) 2010-07-02 07:17:00

Sem comentários:

Enviar um comentário