sexta-feira, 20 de abril de 2012

Carlos Manuel Serra lança um livro em defesa da causa ambiental


Maputo (Canalmoz) - O jurista moçambicano, Carlos Manuel Serra, lançou, ontem, o seu primeiro livro intitulado “Da Problemática à Mudança, Rumo a um Mundo Melhor”, na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de  Maputo.
De acordo com o autor, o livro procura reportar a relação dos problemas do aquecimento global das temperaturas na superfície terrestre. “O livro “Da Problemática a Mudança, Rumo a um Mundo Melhor” explica o problema das mudanças climáticas, onde o clima está a modificar em alguns pontos de forma elevada e noutros cai bruscamente”, disse o autor.
Carlos Serra disse que a mudança brusca de temperaturas no nosso país está a pôr em causa a segurança alimentar, a elevação do nível das águas e compromete a biodiversidade.
Sublinhou que uma das causas de desmantelamento em Moçambique é o recurso à lenha e ao carvão para a produção de energia. Segundo ele, é preciso tirar as pessoas da pobreza e dar uma alternativa que passa pela resolução dos problemas básicos e de subsistência.
“É possível desenvolver bastante, protegendo o ambiente, desde que compreendamos e assumamos o princípio de desenvolvimento nas dimensões económica, social e fundamentalmente ambiental. Se optarmos nos melhores termos de energia renováveis, logicamente energia a um preço mais barato ou acessível do que a lenha e o carvão, podemos defender a causa ambiental”, explicou a fonte. Serra acrescentou que a agricultura de conservação é uma das respostas a uma agricultura de subsistência, que é feita de maneiras prejudiciais ao meio ambiente.
O livro contribui, por exemplo, para a reflexão e enquadramento das questões do ambiente como o desenvolvimento e a sustentabilidade, o aquecimento global e o aumento do nível do mar, a destruição da biodiversidade, as catástrofes naturais e provocadas pelo homem, a questão do lixo que inunda as nossas vidas, a destruição das florestas e dos sistemas bióticos sensíveis, a agricultura e a degradação dos solos, a questão energética, a problemática da pobreza, a segurança nutricional.
Na ocasião, Carlos Serra sublinhou que a causa ambiental é uma causa nobre, devendo ser colocada uma perspectiva construtiva nas pessoas, desconstruir o entendimento da incompatibilidade entre o proteger o ambiente e o desenvolvimento, uma vez ser esta uma verdade que o objectivo de um desenvolvimento sustentável tem de diminuir os perigos para o futuro, garantindo-se o ambiente para as gerações vindouras, principalmente no que respeita aos recursos e valores ambientais. “A educação gera mudanças, e em Moçambique, em termos do nível de educação ambiental, ainda não estamos bem, por isso vemos cidades destruídas, poluídas, desorganizadas, vivemos nelas mas não queremos saber delas, porque o povo moçambicano ainda padece de um conhecimento ambiental”, disse. (Arcénia Nhacuahe)

Sem comentários:

Enviar um comentário