segunda-feira, 2 de abril de 2012

Primeira edição do Festival Zouk foi vista por 10 mil espectadores. – dizem seus organizadores


Maputo (Canalmoz) - A primeira edição do Festival Zouk, que iniciou na noite de sexta-feira, e terminou às primeiras horas de domingo, ontem, é classificada pelos seus organizadores como um “retumbante sucesso” e foi visto por “cerca de 10 mil espectadores”.
Na sexta-feira choveu com muita intensidade em Maputo, mas nem assim os afixionados abandonaram o local.
Organizada pela Minó Produções este festival fez juntar durante os dois dias consecutivos, artistas de grande gabarito, da música nacional e internacional do estilo tropical. O Parque dos Continuadores, na capital moçambicana, foi o palco no festival.

“Este festival espelha o comprometimento da mcel para com a cultura, pois já é nossa tradição brindar os nossos clientes com festivais de grande magnitude”, disse, na ocasião, o administrador comercial da mcel, Cláudio Chiche. A mcel é a patrocinadora do evento.
Ao longo da noite de sexta-feira e madrugada de sábado, um naipe de artistas de luxo, nomeadamente a banda Splash (de Cabo Verde), Monique Seká (Costa do Marfim) - que esteve por cá pela primeira vez - Nelson Freitas (Holanda), Matias Damásio (Angola), bem como Valdemiro José, Neyma, Samsson e Júlia Duarte, emprestou o seu talento artístico aos cerca de 5 mil almas que ali marcaram presença, para degustar da música zouk. Nem mesmo com a chuva, que caía torrencialmente, a plateia arredou pé, pois tinha sede de ver e ouvir o melhor da música tropical.

Matias Damásio e Monique Seká, atracções de sexta-feira, não deixaram os seus créditos em mãos alheias, cantando e dançando, antes de dar lugar à banda Splash, que se encarregou de, sabiamente, encerrar a noite.
Já no sábado, a célebre banda Kassav, figura de cartaz neste festival, contagiou de emoção, uma vez mais, os moçambicanos ali presentes. Com a actuação de Joceline Beruare, o grupo de zouk mais conhecido e celebrizado em todo o mundo e capitaneado por Jacob Desivarieux, espalhou a sua incomensurável performance, onde o destaque vai para “Fele Fele” e “Butenen Louco”, temas com os quais arrancaram vibrantes aplausos do público.
Já antes, haviam também feito vibrar, de contagiante adrenalina, os milhares de espectadores que enchiam, por completo, o recinto do Parque dos Continuadores, os moçambicanos Garimpeiros, Zav, Nuno Abdul, Mimae e Slowli, bem como a angolana Pérola.

Por fim, e por último, mas não menos importante, caberia ao cabo-verdiano Grace Évora encerrar este primeiro Festival Tropical Zouk, cuja segunda edição começou já a ser perspectivada, de acordo com os seus promotores e patrocinadores. (FDS)

Sem comentários:

Enviar um comentário