terça-feira, 10 de abril de 2012

Dança e música tradicional moçambicanas exibidos na França


 Maputo (Canalmoz) - Perto de meia centena de artistas de música e dança tradicional moçambicanas actuam nos próximos dias 28 e 29 de Abril corrente, na sala de espectáculos Cité de La Musique de Paris, França, no âmbito de uma digressão inserida no projecto hOUVE, uma iniciativa que visa apoiar e preservar o património cultural moçambicano.
Intitulada “Rituais da Terra”, a digressão dos nossos compatriotas, terá início esta sexta-feira, 13 de Abril, no Centro Cultural Franco Moçambicano e pela primeira vez vai revelar algumas das mais ricas tradições de Moçambique no “velho continente”. Os grupos foram seleccionados nas províncias de Maputo, Inhambane, Manica e Tete.
Assim, a província e cidade de Maputo serão representados pelo grupo Xindiro, enquanto a Orquestra de Timbila de Chizoho vai representar a província de Inhambane. Tidziwani Band e Nyanga de Mpadue representarão a província de Tete e Riscon Julias a província de Manica.
Em parceria com a Associação Xindiro, o projecto hOUVE trabalha com vista à recuperação de danças tradicionais e à transmissão de saberes antigos para a nova geração. Consciente da importância das culturas tradicionais e do seu superior legado, a Associação hOUVE quer contribuir de forma exemplar para a sua preservação e reconhecimento
Com o apoio do Ministério da Cultura e do ARPAC/Instituto de Investigação Socio-Cultural, o projecto hOUVE decidiu mostrar o trabalho de artistas oriundos de comunidades rurais moçambicanas. Em 2010, após uma viagem de mais de 5 mil quilómetros, o projecto tomou estreito contacto com variadíssimas formas do Património Cultural de Moçambique e com vista a dar visibilidade às tradições culturais de Moçambique, convidou mestres musicais moçambicanos e crianças provenientes dos mais variados pontos do país a representar a sua cultura e tradições no estrangeiro.
Este projecto é uma homenagem à diversidade étnica e à riqueza musical do povo moçambicano.
Esta digressão é uma produção do Projecto hOUVE e da Cité de la Musique, em co-produção com o Centro Cultural Franco Moçambicano de Maputo e tem como mecenas os senhores Jean Yves Ollivier, Ivor Ichikowitz e Robert Gumede.
O projecto hOUVE foi criado em 2007, com o objectivo de apoiar a preservação do Património Cultural de Moçambique, trabalhar com e para artistas tradicionais e apoiar directamente as comunidades que vivem em grandes dificuldades. O projecto encerra assim duas vertentes: uma cultural, outra humanitária. (Redacção)
Imagem: Xigubo, dança tradicional do sul de Moçambique. kuphaluxa.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário