Embora a maioria das crianças não fale
palavras significativas até o primeiro aniversário, o resultado de um estudo
sugere que, em alguns casos, os bebês entendem o que um adulto diz bem mais
cedo.
O estudo contradiz o consenso de que,
enquanto os bebês podem entender elementos e sons de sua língua nativa entre
seis e nove meses, eles não conseguem compreender inteiramente um discurso até
o final do primeiro ano de vida.
Um estudo testou 33 bebês, com idade entre
seis e nove meses, em relação a compreensão de palavras simples, como por
exemplo, alimentos e partes do corpo, em comparação com 50 crianças, com idades
entre 10 a 20 meses.
Durante a experiência, foram expostas duas
imagens para as crianças, uma maçã e um braço. As mães das crianças perguntaram
onde estava um dos objetos.
Os pesquisadores acompanharam os movimentos
dos olhos dos bebês e descobriram que, das 33 crianças com idade entre seis e
nove meses, 26 tendem a olhar para a imagem correspondente a palavra dita pela
mãe com uma frequência improvável de ser atribuída ao acaso.
O resultado do mesmo teste realizado em
crianças mais velhas mostrou que não existe uma evolução significativa entre
bebês de seis e 14 meses, quando os níveis de compreensão melhoraram
rapidamente.
Em um segundo teste, as crianças deveriam
localizar um objeto em uma determinada cena, como uma banana em cima de uma
mesa com outros objetos, diferentemente do primeiro teste, quando a maçã e o
braço estavam fora de um contexto. Os resultados mostraram que as crianças são
capazes de localizar algumas das palavras testadas.
Um dos pesquisadores da Universidade da
Pennsylvania, Dr. Daniel Swingley, disse acreditar que os resultados da
pesquisa são uma ótima notícia para os pais. De acordo com ele, os familiares
podem conversar com os bebês e saber que eles vão entender um pouco daquilo que
está sendo dito. O pesquisador afirma que quanto mais os bebês sabem, mais eles
podem construir em torno do conhecimento.[Telegraph, Foto]
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