sábado, 5 de outubro de 2013

Como evitar completamente que insetos vivam em sua casa


Cientistas da Universidade de Freiburg, Alemanha, desenvolveram um material antiaderente, que besouros e outros insetos não conseguem caminhar sobre.
Inspirados em plantas que os besouros têm dificuldade de subir, o material tem dobras de aproximadamente 0,5 micrômetros de altura e largura, e estão espaçadas entre 0,5 e 1,5 micrômetros. As dobras reduzem o contato entre os pelos adesivos das patas do besouro e a superfície e o inseto escorrega mais fácil sobre estas superfícies do que sobre o vidro.
Para testar a força de tração, os cientistas prenderam fios em um besouro-da-batata (Leptinotarsa decemlineata) e mediram a força de tração do inseto sobre diferentes tipos de superfície.
Com este teste, descobriram que não importa o material do qual é feita a superfície, a rugosidade é o que aumenta ou diminui a força de contato do inseto com a superfície. Agora falta descobrir qual a rugosidade mais apropriada para cada tipo de inseto — diferentes insetos têm pelos de diferentes tamanhos.
Os pesquisadores esperam que este tipo de superfície venha a proteger fachadas e aparelhos de ar condicionados, que normalmente servem de abrigo a baratas e outros insetos. O material também serviria para impedir a passagem de insetos que costumam entrar caminhando nas residências. [PopSci, Uni Freiburg, Science Direct]
http://hypescience.com

Sem comentários:

Enviar um comentário