terça-feira, 27 de março de 2012

O que aconteceu com a literatura no periodo da ditadura militar ?? Alyne C


Melhor resposta - Escolhida por votação
a ditadura militar foi um processo de repressão a criatividade e ao pensamento crítico, por isso no periodo de ditadura militar a educação no Brasil sofreu um retrocesso mt grande, já não era boa e ficou ainda pior. Os livros, as aulas e os professores eram totalmente controlados pelo estado. A Literatura sempre foi mt importante, todo movimento importante da história tem seu registro na literatura, pois ela é uma ficção que questiona e reflete a realidade. A Literatura instiga o pensamento e na época da ditadura o que o governo menos queria era um aluno pensante. A escola deste período foi moldada para formar alunos reprodutores de pensamento do sistema, alunos alienados que não fossem capazes de pensar por si só. Nas escolas so eram admitidas leituras literárias de textos de autores comprometidos com o sistema, textos carregados de ideologia dominante ou texto sem nenhum conteúdo crítico. Autores de textos e de letras de músicas foram duramente repreendidos neste sistema que torturou e matou diversas pessoas que ousaram pensar e ir contra o sistema da época.
Sabe mts pessoas não sabem mas na ditadura eles diminuiram as aulas de história e literatura nas escolas e aumentaram as aulas de quimica e matematica. Isto pq química e matemática são matérias exatas q não provocaria o pensar libertador em ninguém. Agora Literatura e história mexe com o pensamento libertador, com a criticidade, logo era perigoso lecionar essas matérias na escola,pois poderia despertar nos alunos o sentimento de liberdade, eles poderiam descobrir q eram marionetes do sistema. Tb os alunos em mts escolas não tinham salas específicas, cada dia estavam em uma sala diferente com alunos diferentes, pois estudar todo dia com a mesma turma facilitaria a troca de idéias e a formação de movimentos estudantis em oposição a ditadura.0
Mas felizmente Pati na época da ditadura mts atores e músicos tiveram coragem de criar com liberdade msm mts vezes sofrendo repressões por isso. Geraldo Vandré compôs a linda canção "Pra não dizer q não falei das flores" e sofreu torturas q o deixou até hj traumatizado. Caetano Veloso foi um intelectual q compos músicas belas e as cantou em plena ditadura pq fazia trocadilhos e os ditadores achavam q era uma canção qualquer, mas a mensagem de indignação e de denúncia estava nas entrelinhas. O próprio Roberto Carlos com a múscia DEBAIXO DOS CARACÓIS DOS SEUS CABELOS todo mundo cantou achando q era uma música de paixão e era nada mais q uma mensagem pra Gilberto Gil q foi exilado do país neste período. Felizmente tivemos essas pessoas q não se curvaram ao regime autoritário e salvaram a nossa literatura nesse período. Os livros de histórias eram horríveis, só dizia o q interessa o sistema e o escritor q resolvia escrever a verdade simplesmente era um escritor q não venderia livros pois eles seriam censurados e o compositor q escrevesse o q não podia teria sua música censurada tb. A literatura e a historia ensinadas na escolas eram textos alienados, os escritores autenticos foram torturados e masssacrados pela ditadura.
A ditadura reprimiu toda arte, pois a função da arte é manifestar os afetos da alma, é denunciar, é criar, a arte tem função libertadora, por isso foi rigorosamente fiscalizada na ditadura.
Hj não temos uma democracia ideal, pois a democracia esta longe de ser perfeita, mas ainda é a melhor coisa q a sociedade inventou.
Espero ter ajudado Pati, acho q ajudei sim pois vai ser mt difícil vc encontrar informações sobre esse assunto em alguns livros pois ate hj se omite a verdade.

Após a ditadura, a literatura e a arte em geral, tiveram uma grande evolução.

Espero ter ajudado!
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081110135017AALWPsK


Sem comentários:

Enviar um comentário