sábado, 28 de julho de 2012

Tiro com Arco


Tiro com arco (do latim arcus) — também conhecido como arqueria — hoje é um esporte olímpico e atividade recreativa. Na antiguidade os arqueiros eram uma fundamental força militar.
Os arcos antigos eram feitos de diferentes materiais, como chifre animal e maneira, formando lâminas de filbras que permitiam sua grande flexibilidade para dobrar sem quebrar, criando grande tensão. Esta tecnologia simples dos tempos antigos permitia fogo rápido com o treinamento correto e era uma formidável arma de guerra.
Os hunos, que surgiram da Ásia Central no século 4 a.C. eram tão famosos pela sua habilidade utilizando o tiro com arco. Os soldados europeus conquistados ficavam impressionados com sua capacidade de tiro rápido utilizando a arma. Por centenas de anos os segredos de tiro com arco dos hunos permaneceram um mistério.
Os hunos costumavam segurar as flechas na mesma mão com que seguravam o arco. No vídeo acima este arqueiro hungaro Lajos Kassai consegue acertar 12 alvos em movimento em apenas 17 segundos. Unindo as táticas de tiro com arco rápido e sua habilidade de desferir ataques enquanto montados em cavalos transformou os hunos em uma formidável máquina de guerra. Enquanto Lajos cavalga a 35 km/h ele consegue fazer seis tiros com arco em dez segundos enquanto seus alvos se moviam. As flechas dos unos, segundo Lajos, podiam atingir cavalos a centenas de metros de distância e até mesmo perfurar armaduras. Mesmo à cavalo eles conseguiram atirar para trás, nos inimigos que os perseguiam. Entre as forças de assalto móveis do mundo antigo a dos hunos está entre as melhores.

Hoje a arqueria é um esporte olímpico que premia a precisão. Sua forma mais popular é o tiro ao alvo com arco. As distâncias variam entre 18 a 25m para espaços fechados e de 30 a 90m para espaços abertos. A competição é dividida em fases de 3 ou 6 flechas com tempo limite para serem atiradas. Ao fim de cada fase o arqueiro vai até o alvo para marcar os pontos e recuperar suas flechas. O alvo possui dez círculos concêntricos valendo notas de 1 a 10. Ao final de cada faze os pontos dos tiros com arco são somados. Quando uma flecha toda na linha divisória entre os círculos lhe é conferida a pontuação maior.
http://hypescience.com/tiro-com-arco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29