quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Lendas. Os Pretos Cabo Verde


Lenda é tida como: "Tradição Popular". Uma narração escrita ou oral, de caráter maravilhoso, na qual os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela imaginação poética. (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira).

A respeito à origem do nome do antigo "Arrayal de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Verde", duas lendas acompanharam a história da cidade até os dias de hoje: A primeira, fala de um lavrador que deixou a enxada encravada na terra. Voltando ao local, tempos depois, o cabo estava brotado. O cabo era verde. A segunda, fala de povoadores vindos do Arquipélago de Cabo Verde que, encontrando aqui pedras semelhantes às da terra natal, quiseram homenageá-la, colocando o seu nome no novo descoberto. Nenhuma das duas versões possuem comprovação documental.

Os Pretos Cabo Verde
À notícia da descoberta do ouro, em toda a extensão do sul das "Minas dos Cataguases" (antigo nome das Minas Gerais), negros, mestiços e emboabas* invadiram todos os córregos e rios à leste e oeste do Sapucaí, a partir da primeira década do século XVIII.

A maioria dos negros e mestiços era constituída de escravos foragidos das minerações do leste: Mariana, São João Del rey, São José Del Rey (Tiradentes), Pitanghy, Baependy, Aiuruoca, Serro e até da Bahia e do Rio de Janeiro. Chegavam à região a oeste do sapucay, subindo os rios e, em seguida, enveredando pelas grotas, chegando aos pequenos afluentes, os riachos e córregos, qualhados de ouro de aluvião, até atingirem as suas nascentes em grotas aos pés das serras. "Buscando as catas mais altas", onde o rico metal reluzia, bateavam com extrema facilidade.

Preferiam permanecer incógnitos ao longo das margens dos riachos, escondidos nas matas, para não atrair a presença de outros faiscadores e ficar longe dos caminhos oficiais, onde era cobrado o quinhão da coroa. Foi o que aconteceu com o Negro Índio, chamado "Preto Cabo-Verde" que veio para o Sul de Minas Gerais, proveniente da Bahia. Certamente a região, o rio e o povoado onde habitavam ficaram conhecidos e herdaram o nome dos "Pretos" ou "Negros Cabo-Verde", um dos primeiros moradores.

Eram negros de cor bem escura e de cabelos lisos. As comprovações documentais de suas presenças, na região, estão nos livros da paróquia de Cabo Verde, em assentos de casamentos de 1780, dezoito anos após a chegada do fundador do arraial, Veríssimo João de Carvalho, vindo de sua fazenda da "Gineta", no Ouro Fino.

O documento encontrado mostra o casamento de filhos de "Pretos Cabo-Verde" que vieram da Bahia através de Ibituruna, próxima a São João Del Rey, às margens do Rio das Mortes.

http://www.caboverdemg.com.br/modules.php?name=historia&&stop=1


* Regionalismo: Brasil.
1 Rubrica: história.
na época da colonização, qualificativo ou alcunha dada pelos paulistas, que descobriram e ocuparam as minas de ouro da região das Gerais, aos brasileiros das capitanias do Rio, Bahia, Pernambuco etc. e aos portugueses, que chegavam atraídos pelo ouro
2 (1899) Derivação: por extensão de sentido. Uso: pejorativo.
diz-se de ou português ('indivíduo') em geral; galego
3 Derivação: por extensão de sentido (da acp. 1).
estrangeiro, de maneira geral

In Dicionário Houaiss

Visite-me também em: Universal, Universe, Medicina, X-Files

Sem comentários:

Enviar um comentário