quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Alegadamente para evitar a subida do preço do pão. Governo diz que vai subsidiar as padarias


O Estado pagará 200 meticais dos 1.050 meticais que custa um saco de 50 quilos de trigo, mas só a padarias filiadas em associações Padeiros de pontos longínquos do País estão preocupados e dizem que governo está a transferir o caldeirão para eles

Maputo (Canalmoz) – O Governo diz ter encontrado a modalidade certa para subsidiar o preço do pão no país. E acaba de anunciar que o dinheiro será entregue às associações dos panificadores, que por sua vez, segundo o governo, irão pagar às padarias nelas associadas.
Foi anunciado que o valor do subsídio é de 200 meticais por cada saco de 50 quilos de trigo que custa 1.050 meticais. Assim sendo, as padarias beneficiárias do subsídio passarão a adquirir um saco de trigo a 850 meticais.
Esta medida foi anunciada pelo Governo, na última sexta-feira, no final da III sessão extraordinária do Conselho de Ministros.
Lembre-se que a decisão de subsidiar o preço do pão foi anunciada pelo governo no dia 7 de Setembro corrente e só no dia 17 é que se anunciou o valor e a modalidade do subsídio, assim como a data da sua entrada em vigor: 01 de Outubro de 2010.
Ao anunciar os critérios de subsídio às padarias, Alberto Nkutumula, vice-ministro da Justiça e porta-voz do Governo, disse que só as padarias devidamente licenciadas e filiadas às associações dos panificadores terão o direito de receber o valor do subsídio anunciado.
Agora o desafio ao governo é ver até que ponto este terá capacidade de garantir que o peso do pão não seja adulterado pelos panificadores licenciados.
O porta-voz do governo não referiu quantas padarias do País estão filiadas em associações.
Desconhece-se também, por ora, quanto o governo vai usar para subsidiar as padarias abrangidas.
Também não foi esclarecido como vai ser proporcionado pão a preços subsidiados em todos os quadrantes do país e alguns padeiros do País, designadamente de Cabo Delgado, telefonaram para a nossa redacção a perguntar como se procederá com o pão que é produzido em padarias nas zonas mais recônditas do país onde nem sequer sabem da existência das associações a que se refere o governo.
Vários nossos interlocutores receiam que o governo esteja a preparar-se para suscitar uma rebelião à escala nacional e a querer transferir as responsabilidades, que cabem hoje ao governo, para as padarias. Por outras palavras, muitos padeiros do país estão agora receosos de que o Povo os venha a culpar pelo que não está ao seu alcance resolver.
Vários desses interlocutores que nos procuraram entendem que há outros factores que concorrem para a produção de pão e que esses estão a subir de preço e também podem por si anular os subsídios à farinha.
Apurámos, entretanto, que o pão em várias padarias de Maputo já subiu contrariamente ao que se previa com o anúncio governamental de sexta-feira.

(Borges Nhamirre) 2010-09-20 06:51:00

Sem comentários:

Enviar um comentário