quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fornecimento de energia à província de Manica. Problemas económicos do Zimbabwe afectam distrito de Mossurize



Manica (Canalmoz) – O distrito de Mossurize, a sul da província de Manica, há duas semanas que consome energia eléctrica com restrições, devido a problemas económicos no Zimbabwe.
O secretário permanente do distrito de Mossurize, Paulo Mendonça, afirmou que as interrupções no fornecimento de energia chegam a exceder 24 horas, o que contraria, de alguma forma, o acordo vincado entre Moçambique e Zimbabwe há dois anos.
Aliás, o interlocutor lembrou que a situação ocorre desde 2006, quando Moçambique restringiu o fornecimento de energia àquele país por causa de excesso de dívidas.
Como forma de ultrapassar esta dependência externa no fornecimento da mesma energia que é produzida em Moçambique, disse que estará em curso, até ao fim deste quinquénio, um projecto de electrificação dos distritos da província de Manica.
Entretanto, Paulo Mendonça explicou para o caso concreto do distrito de Mossurize que até Outubro do presente ano ter-se-á resolvido o problema. Disse que a linha de energia eléctrica de Média Tensão para sua electrificação sairá do distrito de Chibabava, na província de Sofala. Afirmou ainda que para o feito, os postes estão já colocados nos locais por onde a linha deverá passar.

(José Jeco) 2010-09-08 07:10:00

Sem comentários:

Enviar um comentário