domingo, 19 de setembro de 2010

Projecto-lei de protecção da informação considerado um revés



Pretoria (Canalmoz) - A relatora especial da União Africana para a liberdade de expressão e acesso à informação em África, Pansy Tlakula, considera que a eventual aprovação do projecto-lei sobre a protecção da informação seria um revés para tudo quanto a África do Sul tem feito para assegurar a liberdade de informação e de imprensa. Tkalula, que é igualmente comissária da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, falava durante o lançamento da campanha “r2k”, ou Direito de Saber (NR: Direito à Informação na gíria moçambicana da especialidade), na Província de Gauteng.
O coordenador da Rede de Liberdade de Expressão na África do Sul, Siphiwe Segodi, disse que a campanha “r2k” iria sensibilizar as comunidades locais sobre a ameaça que o referido projecto-lei representa para o futuro da democracia naquele país.
O partido no poder na África do Sul, e forças suas aliadas, incluindo o Partido Comunista Sul-Africano, têm sido alvo de cerradas críticas por parte de jornalistas e da sociedade civil em geral por pretenderem instituir um tribunal para a comunicação social. A medida visa silenciar os órgãos de comunicação social que mais se têm evidenciado na denúncia da corrupção, nepotismo, tráfico de interesses, entre outros males que afligem a jovem democracia sul-africana.

(Redacção) 2010-09-16 07:56:00

Sem comentários:

Enviar um comentário